O maior asteroide passará pela Terra nesta quarta-feira (20). Batizado de “2014-JO25”, o corpo celeste passará a uma 1.76 milhões de quilômetros da atmosfera terrestre, cerca de quatro vezes a distância entre o planeta e a Lua. É a primeira vez em 400 anos que esse fenômeno acontece – e a próxima deve ser apenas em 2600.
No entanto, este é o maior corpo celeste a passar perto da Terra desde 2004, com o “4179 Toutatis”, que media cerca de 4.97 km de largura. Nas contas da Nasa, o “JO25” mede cerca de 1 km de diâmetro e tem superfície com grande capacidade de reflexão da luz.
“Mesmo que não haja possibilidade de o asteroide colidir com nosso planeta, trata-se de uma pequena distância para um corpo celeste desta proporção”, informa o comunicado da agência espacial.
Ainda assim, a passagem do “JO25” não será visível a olho nu, mas poderá ser claramente observada com a ajuda de telescópio ou de um binóculo de grande alcance. A Nasa se referiu ao fenômeno desta quarta-feira como uma “incrível oportunidade de observar um asteroide”.