Um terremoto de magnitude 4.0 na escala Richter sacudiu na noite desta segunda-feira (21) a ilha de Ischia, situada na região metropolitana de Nápoles, sul da Itália. Uma pessoa morreu, três desapareceram e 25 ficaram feridas, sendo que duas estão em estado grave. Os números foram fornecidos pela Arma dos Carabineiros.
Segundo policiais, a vítima é uma idosa atingida por destroços caídos da igreja de Santa Maria del Suffragio, em Casamicciola Terme, a cidade mais afetada pelo tremor.
O sismo ocorreu às 20h57 (horário local) e fez moradores e turistas correrem para as ruas. O terremoto foi percebido em diversos pontos da ilha, um famoso balneário que atrai milhares de visitantes todos os anos – a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, é presença frequente em Ischia.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) informou inicialmente que a magnitude do tremor era de 3.6, mas o número foi revisado posteriormente para 4.0.
Em Casamicciola Terme, na parte setentrional da ilha, foram registrados danos em vários imóveis, incluindo uma igreja e algumas casas que desabaram, além de diversos feridos.
Já na vizinha Lacco Ameno, um hospital teve de ser quase totalmente evacuado por causa das rachaduras causadas pelo terremoto – apenas cinco pacientes intubados foram mantidos na estrutura.
“Vi rachaduras ao longo de uma parede do hotel onde estamos. No momento do tremor, saímos correndo para a rua. Senti muito medo”, contou à ANSA um italiano que passa férias em Lacco Ameno. “O terremoto foi breve, mas intenso”, acrescentou.
A ilha já foi palco de um forte sismo que deixou mais 2 mil mortos em 28 de julho de 1883, destruindo Casamicciola Terme.
Além disso, em 1980, um tremor de 6.5 matou quase 3 mil pessoas na região de Irpinia, a 150 quilômetros de distância da ilha.
Por Noticias ao minuto