Um aplicativo que prometia mostrar com precisão o período fértil da mulher, a fim de evitar a gravidez indesejada, falhou e cerca de 37 mulheres ficaram grávidas, mesmo tendo usado o Natural Cycles. O caso aconteceu na Suécia e o desenvolvedor do aplicativo foi notificado pela Agência Sueca de Medicamentos.
O aplicativo é certificado na Europa e funciona como se fosse um método contraceptivo. O aplicativo é pago e funciona da seguinte forma: a mulher deve medir sua temperatura corporal com um termômetro que vem junto na compra do aplicativo, todos os dias, no mesmo horário. Os dados devem ser inseridos no aplicativo.
O próprio aplicativo calcula quais são os dias férteis da usuária, que recebe alertas verdes ou vermelhos relativos ao uso necessário ou não de um contraceptivo adicional. Acrescentando essas informações, a mulher tem o conhecimento da data da última menstruação, além de outros dados.
A empresa responsável pelo aplicativo foi questionada e explicou o motivo que algumas mulheres engravidaram, utilizando o Natural Cycles. “Nenhum método contraceptivo é 100% efetivo e gravidezes indesejadas são, infelizmente, um risco de qualquer método. Natural Cycles tem um selo Pérola Index de 7, que significa uma eficiência de 93%”.