O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pretende que o papa Francisco visite Pyongyang, informou nesta terça-feira um porta-voz oficial da Coreia do Sul. O anúncio foi feito em Seul, durante entrevista coletiva para informar da excursão pela Europa que será feita pelo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na próxima semana, que inclui uma parada no Vaticano.
Segundo o porta-voz da presidência sul-coreana, Kim Eui-kyeom, Moon entregará o convite do líder norte-coreano quando estiver reunido com o papa. “O presidente Moon sugeriu que o presidente Kim se reunisse com o papa, destacando que ele estava muito interessado na paz na península coreana”, afirmou o porta-voz, em declarações reproduzidas pela mídia local.
Kim, segundo a fonte, “disse que daria boas-vindas ao papa se ele visitar Pyongyang”. Moon e Kim se reuniram três vezes neste ano, a última ocasião, em Pyongyang, no mês passado. O porta-voz acrescentou que durante o encontro com o papa, o presidente sul-coreano buscará o apoio do Vaticano em favor da paz e da estabilidade na península coreana.
O papa Francisco já transmitiu mensagens de apoio ao diálogo entre as duas Coreias e na histórica cúpula, em junho, entre o líder norte-coreano e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O pontífice visitou a Coreia do Sul em agosto de 2014.