EUA acusam Talibã de barrar afegãos que querem sair do país

Por Redação
2 Min
Centenas de pessoas se reúnem do lado de fora do aeroporto internacional em Cabul, no Afeganistão, em 17 de agosto de 2021 — Foto: AP

Os Estados Unidos acusaram o Talibã de manter postos de controle ao redor do aeroporto internacional de Cabul e impedir a saída de afegãos que desejam abandonar o país. O governo americano pediu uma passagem livre no local.

Uma autoridade do Talibã afirmou à agência de notícias Reuters que o grupo está “cumprindo sua palavra” e “facilitando a passagem de saída segura não apenas para estrangeiros, mas também para afegãos” (veja mais abaixo).

Doze pessoas já morreram dentro e ao redor do aeroporto internacional Hamid Karzai desde domingo (15), autoridades do Talibã e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) disseram à Reuters nesta quinta-feira (19).

As mortes foram causadas por tiros e durante tumultos, segundo o talibã que não quis se identificar. Ele pediu às pessoas que ainda estão amontoadas em frente ao aeroporto a voltar para casa caso não tenham o direito legal de viajar. “Não queremos machucar ninguém”.

Milhares de pessoas estão tentando fugir do Afeganistão desde que o grupo extremista tomou a capital Cabul e voltou ao poder após 20 anos, com uma ofensiva militar relâmpago de apenas 10 dias que surpreendeu o mundo.

Na segunda-feira (16), milhares de pessoas invadiram a pista, os voos foram interrompidos e as forças americanas assumiram o controle do local (veja mais abaixo).

Agora as pessoas estão se aglomerando do lado de fora, e vídeos publicados em redes sociais têm mostrado pessoas desesperadas tentando pular o muro — algumas com a ajuda de soldados americanos.

Compartilhe Isso