O Papa Francisco pediu neste domingo (5), durante sua bênção semanal na Praça de São Pedro, que muitos países aceitem refugiados do Afeganistão e afirmou que é essencial que os jovens afegãos recebam educação.
As informações são das agências de notícias Reuters e Agence France-Presse
“Nestes tempos turbulentos, quando os afegãos procuram refúgio, rezo pelos mais vulneráveis entre eles. Oro para que muitos países os recebam e protejam aqueles que buscam uma nova vida”, disse o pontífice.
Desde que o Talebã reaveu o comando do país, milhares de afegãos têm tentado sair do Afeganistão e serem aceitos por outras nações – desde vizinhos próximos ,como o Paquistão, até países mais distantes como Catar, Alemanha e Itália.
Francisco disse também que reza pelos deslocados internos, para que tenham ajuda e proteção necessária. “Que os jovens do Afeganistão recebam uma educação, que é um bem essencial para o desenvolvimento humano”, acrescentou.
Segundo as agências de notícia, o aeroporto de Cabul retomou os voos domésticos, paralisado desde 15 de agosto, no último sábado (4). O equipamento operava apenas com voos de evacuação até a última segunda-feira (30), data em que as últimas tropas norte-americanas deixaram o país.