EUA alertam para ‘consequências catastróficas’ se Rússia usar armas nucleares

Por Redação
2 Min
O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, em entrevista à NBC | Foto: Reprodução/NBC

Os Estados Unidos alertaram Moscou sobre “consequências catastróficas” se usarem armas nucleares na Ucrânia. O recado vem depois que a Rússia prometeu proteção às regiões ucranianas que são submetidas a um referendo promovido em quatro áreas ucranianas.

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que os Estados Unidos responderiam a qualquer uso russo de armas nucleares contra a Ucrânia.

“Se cruzar essa linha, haverá consequências catastróficas para a Rússia”, disse Sullivan à televisão NBC no domingo 25. “Os Estados Unidos responderão decisivamente.”

Na quarta-feira 21, o presidente Vladimir Putin disse que a Rússia usaria qualquer arma para defender seu território.

Questionado no fim de semana se Moscou consideraria o uso de armas nucleares para defender regiões anexadas, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse que o território russo, incluindo aquele “mais consagrado” na Constituição da Rússia no futuro, estava sob a “total proteção do Estado”.

Nesta segunda-feira, 26, cidadãos de quatro regiões ucranianas estão votando nos referendos organizados pela Rússia. Ao incorporar as quatro regiões — Luhansk e Donetsk no leste e Zaporizhzhia e Kherson no sul — Moscou poderia retratar os esforços da Ucrânia para retomá-los como ataques à própria Rússia, um alerta para Kiev e seus aliados ocidentais.

As quatro regiões representam cerca de 15% da Ucrânia. As forças russas não controlam todo o território nessas regiões, onde os combates ainda acontecem. Eles se somariam à Crimeia, anexada pela Rússia em 2014 após um referendo semelhante lá.

A votação termina amanhã e o Parlamento russo pode então agir rapidamente para formalizar as anexações.

Compartilhe Isso