Entrada da Ucrânia na Otan pode levar à 3ª guerra mundial, diz oficial

Por Redação
3 Min
Entrada da Ucrânia na Otan pode levar à 3ª guerra mundial, diz oficial
Hungarian army members stand guard as people flee from Ukraine to Hungary, after Russia launched a massive military operation against Ukraine, in Vasarosnameny, Hungary, February 25, 2022. REUTERS/Bernadett Szabo

A adesão da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pode causar uma Terceira Guerra Mundial, segundo o vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Alexander Venediktov. A declaração foi dada em entrevista à agência de notícias estatal TASS nesta quinta-feira, 13.

A autoridade ainda disse que o posicionamento do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky é um "movimento de propaganda" para provocar um "ruído informativo” e chamar atenção para si mesmos mais uma vez. “Kiev está bem ciente de que tal passo significaria uma escalada garantida para a 3ª Guerra Mundial”, disse Venediktov.

Além disso, o conselheiro ainda criticou o governo da Ucrânia, alegando que muitos membros da alta cúpula “estão fora de contato com a realidade” e, por isso, não estranharia que alguém acreditasse realmente que é algo possível.

Zelensky anunciou uma oferta surpresa de adesão rápida à Otan no final de setembro, após o presidente russo Vladimir Putin realizar uma cerimônia em Moscou para proclamar as regiões ocupadas que foram anexadas pela Rússia. Apesar disso, o assunto ainda está sendo discutido.

A organização e o G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo) continuam fornecendo armas e equipamentos de defesa para a Ucrânia. Os envios aumentaram depois da ocorrência de novos ataques russos ao país, por conta da explosão que destruiu parte da ponte de Kerch, que faz ligação da Crimeia à Rússia.

De acordo com o membro do conselho de segurança russo, o presidente Vladimir Putin e seu governo acreditam que as ações tomadas pelos ocidentais mostram que eles estão diretamente ligados ao conflito. “A adesão da Ucrânia à Otan dará ao envolvimento do ocidente [no conflito], automaticamente, uma nova qualidade”, aponta Venediktov. Para o oficial, essa postura pode causar prejuízos para toda a humanidade.

O conselheiro ainda garantiu que a posição da Rússia sobre o tema não mudou. “A adesão da Ucrânia à Otan ou a algumas outras alianças formadas sob os auspícios dos Estados Unidos é inaceitável para nós”, completou.

Compartilhe Isso