Ucrania mata 89 soldados Russos usando Sistema Americano de Foguetes

Por Redação
2 Min

O Ministério de Defesa da Rússia afirmou, nesta quarta-feira (4), que um dos fatores que facilitou o ataque ucraniano que causou a morte de 89 soldados foi o uso de celulares no abrigo utilizado pela tropa de Moscou.

Uma ofensiva do exército ucranuano que aconteceu na madrugada do dia 1° de janeiro atingiu uma escola técnica na cidade de Makiivka, região de Donetsk, onde um grupo de militares russos estavam abrigados.

De acordo com o Tenente General Sergei Sevryukov, a utilização dos dispositivos móveis por parte dos soldados da Rússia que estavam no local permitiu que as tropas de Kiev localizassem o local.

“As circunstâncias do incidente estão sendo investigadas por uma comissão. Mas já é óbvio que o principal motivo, apesar da restrição, foi o acionamento e uso massivo de celulares pelo pessoal dentro da área de alcance do poder de fogo inimigo. Este fator permitiu ao inimigo localizar o pessoal para lançar o ataque com míssil”, afirmou em comunicado .

As Forças Armadas da Ucrânia lançaram seis foguetes durante o ataque. O lançamento foi feito por meio do Himars, Sistema Americano de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade.

Esse sistema pode lançar foguetes capazes de que atingir alvos a até 80 quilômetros de distância, e tem sido essencial para a bem-sucedida contra-ofensiva ucraniana dos últimos três meses de guerra.

“Dois foguetes foram interceptados por instalações de defesa aérea. Quatro foguetes com ogivas altamente explosivas atingiram o prédio onde o exército russo estava alojado. A detonação das ogivas dos foguetes HIMARS causou a destruição do teto e das paredes”, informou o Ministério de Defesa da Rússia.

Compartilhe Isso