Especialistas calculam que o submarino que desapareceu com cinco pessoas a bordo em uma expedição para visitar os destroços do Titanic só teria oxigênio para que todos sobrevivam até a quinta-feira (22) pela manhã. Equipe de resgate detectaram ‘ruídos subaquáticos’ na área de busca, segundo informações da Guarda Costeira dos Estados Unidos.
O submersível já não faz mais qualquer contato com a superfície há 48 horas. As buscas se concentram a uma área de 1.450 quilômetros ao leste da península de Cape Code, a uma profundidade que chega a quatro mil metros. Aviões e navios participam da operação.
Uma das hipóteses é de que a cápsula tenha entrado em modo de emergência e soltado os pesos, o que a teria feito submergir. A segunda é a de que o submarino ainda está no fundo do mar.
Os cinco passageiros são o bilionário Hamish Harding, de 59 anos, dono de uma empresa de avião, um dos maiores empresários do Paquistão, Shahzada Daewoo, e o filho Suleman, além de um capitão do submersivo, Paul-Henri Nargeolet, considerado um dos maiores especialistas no naufrágio do Titanic. A identidade do quinto tripulante ainda não foi confirmada.
Os mergulhos exclusivos para visitar o Titanic custavam US$ 250 mil, em uma expedição que dura oito dias. Os cinco dividem um espaço de seis metros de comprimento.