Decisão da Suprema Corte dos EUA: Trump elegível no Colorado

Por Redação
2 Min

Suprema Corte dos EUA decide que Trump é elegível no Colorado

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu na segunda-feira (4) que o ex-presidente Donald Trump está elegível no Colorado. A decisão vem após meses de debate sobre se o favorito à indicação do Partido Republicano violou a “cláusula insurrecional” da 14ª Emenda.

Essa vitória é importante para Trump, que enfrenta várias ameaças legais em sua campanha contra o presidente Joe Biden. A decisão não afeta os quatro processos criminais em curso contra ele, incluindo o caso de subversão eleitoral federal.

A Suprema Corte avaliou pela primeira vez as ações de Trump em 6 de janeiro. A decisão foi dada um dia antes da Superterça, quando 16 estados, incluindo o Colorado, terão disputas de nomeação.

O uso da 14ª Emenda para impedir a candidatura de Trump parecia remoto, mas ganhou força com a vitória no tribunal do Colorado em dezembro. Desde então, Trump também foi retirado das urnas no Maine e em Illinois.

Durante os argumentos, Trump se saiu bem. Os conservadores do tribunal fizeram perguntas amigáveis ao seu advogado. Por outro lado, os juízes democratas foram mais incisivos nos questionamentos aos representantes dos eleitores.

“A questão que enfrentamos é por que um único estado deve decidir quem será o presidente dos Estados Unidos”, questionou a juíza Kagan aos opositores. A decisão da Suprema Corte reflete a importância das eleições nos EUA e o papel dos estados no processo político..

Compartilhe Isso