Chuva de meteoros promete show de “estrelas cadentes” no céu do Brasil

Por Redação
2 Min

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio | FOTO: Reprodução |

 

Na próxima segunda-feira, dia 22 de abril, o céu do Brasil vai registar o ápice de uma chuva de meteoros chamada de “Liríadas”, que deverá ser mais facilmente observada durante a madrugada nas regiões Norte e Nordeste. Para quem mora no Sul, o fenômeno vai ser visível por volta das 3h, na direção leste-nordeste. Esta chuva de meteoros teve início nesta quarta-feira, dia 16, e deverá se estender até o dia 25, o que provocará a visualização em série das popularmente chamadas estrelas cadentes. Quanto menos nuvens no céu, melhor será a sua chance de observar o fenômeno.

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, ou seja, a “estrela cadente”. Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra cruza a órbita de algum cometa, o que faz com que pequenos fragmentos que o cometa deixa ao longo da sua órbita penetrem a atmosfera num curto intervalo de tempo e em trajetórias quase paralelas. Nas Liríadas, conhecidas como “estrelas de abril”, o fluxo de entrada na atmosfera terrestre é de 10 a 20 meteoros por hora, quantidade que pode chegar até a 100.

 

Compartilhe Isso