Programa Cidade Educadora traz inovação metodológica e promete revolucionar a educação pública da cidade
A Prefeitura Municipal de Candeias, através da Secretaria da Educação, lançou o Programa Cidade Educadora na manhã desta quarta-feira (24), no auditório do Barão Hotel. O Programa, que pertence a Editora Aymará, foi implantado na Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino. O evento de lançamento do Cidade Educadora também serviu para a apresentação oficial e detalhada do novo programa aos professores e gestores escolares municipais.
A secretária municipal de Educação, profª. Laís Borges, falou do benefício que o programa está trazendo para Candeias e afirmou que as diferenças educacionais entre público e privado de Candeias chegaram ao fim. “Estou emocionada por este momento histórico, que é uma demonstração clara do compromisso com a educação municipal por parte do gestor e de todos nós, profissionais da educação. Estamos dando passos largos neste principal pilar social, que é a educação. Encontramos no Programa Cidade Educadora um grande diferencial, que é a proposta de trabalhar com valores sociais, interação com a família e incentivo à leitura. Acabou-se o tempo do “apartheid” educacional de Candeias, pois hoje as nossas crianças podem se beneficiar com o uso do mesmo material e metodologia utilizados em escolas particulares de renome, como o Colégio Villa Lobos, em Salvador”, destacou Borges.
O desafio de mudar radicalmente a qualidade da educação de Candeias foi comentado pelo vice-prefeito Jorge Bordoni, conhecido como Bom Jorge. Para o vice, ter reformado 41 escolas em menos de dois meses, melhorar a qualidade da merenda escolar e implantar um programa de ensino de referência nacional foi um ato de muita coragem praticado pela gestão municipal. “Quando assumimos a Prefeitura de Candeias, em 1º de janeiro deste ano, nenhuma escola tinha a menor condição de funcionamento. Faltavam carteiras, os quadros-negros estavam quebrados e no chão, as portas e janelas quebradas, os banheiros interditados e os muros caídos. Como se não bastasse, a cidade estava cheia de problemas em outras áreas e a arrecadação municipal tinha diminuído. Em um ato de muita coragem, a atual gestão resolveu atacar o problema pela base e conseguiu dar dignidade à educação municipal. Surgiram críticas diversas, do atraso das aulas até às chuvas que têm caído nos últimos dias. Mas é bom lembrar que não é em quatro meses que se resolve problemas que não solucionaram durante décadas. O prefeito está visitando todas as secretarias estaduais atrás de mais investimentos para Candeias, e este tem sido o nosso esforço, trabalhando diuturnamente para mudar a realidade que encontramos,” desabafou Bom Jorge.
O prefeito Sargento Francisco lembrou que mudar radicalmente a educação de Candeias foi um dos compromissos firmados junto à comunidade e disse que professores e alunos já notaram a diferença administrativa na educação básica. “Todos os professores aqui presentes são testemunhas de como estavam as escolas e a qualidade de ensino. Tivemos a coragem de fazer o que outras gestões não fizeram e, deixo bem claro, ainda não terminamos. Ainda há muito o que se fazer, pois a situação era crítica. Das 72 unidades, recuperamos inicialmente 41, que estavam em pior estado. As demais 31 escolas vamos recuperar durante o ano. A vencedora da licitação, Aymará Educação, que já tem seu Programa Cidade Educadora implantado em vários estados brasileiros, a exemplo do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, vem para revolucionar a educação das nossas crianças. Mas, para que se cumpra a eficácia desse projeto, peço a colaboração de todos os nossos profissionais de educação e também dos nossos alunos e da comunidade”, clamou o prefeito.
Formação e meta
A didática, metodologia e recursos do Cidade Educadora foram apresentados pelos professores-autores das obras da editora Aymará, Silvia Regina Juhas, José Ricardo Moreira e Júlia Scandiuci Figueiredo, que posteriormente dividiram os professores em dois grupos para detalhamento do novo programa, de acordo com o nível de ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
O programa tem como meta melhorar a educação municipal através de metodologia inovadora, com materiais didáticos próprios, formação continuada de professores, acompanhamento pedagógico permanente, eventos e ações especiais de incentivo à aprendizagem e ao ensino, além da aplicação de avaliação de desempenho dos alunos, preparando os mesmos para a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Também participaram do lançamento do Programa Cidade Educadora a secretária de Governo e Gestão, Ana Cristina de Almeida; o secretário de Cultura e Turismo, Laildo Conceição; o secretário de Transportes e Trânsito, Leonardo Dias; o diretor de fiscalização e serviços, Acassio Ferreira (representando o secretário de Serviços Públicos, Milton Viana); a líder do Governo, vereadora Marivalda Silva; a diretora pedagógica, Nádia Maria Batista; e a diretora da Escola Municipal 14 de Agosto, Lúcia Helena Machado, que compôs a mesa de debate, representando todos os profissionais de educação de Candeias.
Houve ainda apresentação cultural das alunas do Programa Mais Educação e show de MPB com Sérgio Pita e convidados (Ireno Figuer, Camilo Sax e Eduardo Di Dalva).
Texto: Fabiana Andrade e Foto: Abdias Alves