Câmara Municipal de vereadores de Candeias convocou no ultimo dia (14) o secretário de Meio Ambiente, Mailson Assis, para esclarecimentos sobre a poluição que assola o município e, principalmente, para justificar do ocorrido na noite da quarta (08), aonde o município sofreu com uma tenebrosa nuvem negra, prejudicando diversos munícipes que sofram reações alérgicas por conta da poluição.
Em sessão realizada na ultima semana(7), houve um embate entre os edis que repudiaram os responsáveis do incidente, em matéria publicada no site Bahia Noticia e demais meios de comunicação da cidade, sendo pauta em destaque na Casa Legislativa.
Os vereadores João Claudio (PMDB), Pastor Lima (PTdoB), e Marivalda (PT) parabenizaram a iniciativa do secretário da pasta Mailson Assis, por residir em Candeias e ter atuando na hora e momento certo, o vereador João Claudio solicitou que o dono da pasta prestasse conta no dia de (9).
O edil petebista discordou da imprensa e do secretário que estiveram no local e presenciaram a culpada pelo incidente que foi a Betumat, alegando que a culpada pelo crime ambiental seria a proquigel.
Justificando o ocorrido no plenário o secretário ratificou que a Betumat foi à responsável pelo crime e sua licença ambiental está vencida desde 2011, existindo mais d 130 denuncias contra poluição no ministério público local.
Vereadores:
João Claudio autor da convocação, iniciou seu discurso parabenizando Mailson e ao mesmo tempo questionado sobre o que irá acontecer a respeito da Betumat, Bahia gás (onde ouve uma semana antes um acidente com o derivado que colocar cheiro no gás natural e deixou famílias com problemas respiratório no distrito de pasto de fora), poluição sonora e etc.
O secretário respondeu que os técnicos da secretaria estão finalizando o processo onde Betumat irá responder pelo crime ambiental e quanto á Bahia Gás o produto não oferece risco por se tratar de um simples produto que posta no gás para dar cheiro diante do vazamento e que famílias prejudicadas e que não tem condições de pagar advogado seria importante procurar a defensoria pública junto com o relatório medico para que a responsável indenize as vitimas, e ressaltou também que a poluição sonora que mais de 80 bares de candeias e distritos já foram notificados e em próximas visitas quem desrespeitar ou desrespeitou terá seu estabelecimento interditado e quanto aos carros de som e casas de eventos todos passarão pelo processo dos decibéis imposto pela justiça e pela secretaria.
Um dos autores da polemica na câmara, o vereador Gil Soares alem de citar que nas matérias o secretário estaria com a presença de técnicos de meio ambiente fato que imprensa nenhuma citou, que teria alem do secretario a presença dos profissionais da baiana FM e eu editor jornalista do Bahia Noticia, o vereador entendeu e acabou reconhecendo que nem o secretario e nem a imprensa falhou no episodio e parabenizou o prefeito Sargento Francisco pela pasta de meio ambiente esta com uma pessoa bastante preparada.
A vereadora de oposição a Rita Loira (PR) iniciou sua fala parabenizando o secretário que de fato se mostrou uma pessoa eficiente em defesa do meio ambiente que a secretaria estaria em boas mãos e questionou o que aconteceria com as pessoas que sofreram por conta da poluição.
Outros vereadores como Roberto Melo " presidente da casa legislativa" Marivalda, Serrinha SS, Ivan do Prateado, Valdir, Woshinghton, Pastor Lima, Rosana de Bobo, Valdir e Fernando Calmon ficaram satisfeitos com a prestação de conta do secretário e se colocaram a disposição entre os 17 edis para que contasse sempre que for preciso.
O candeiense e assessor parlamentar Bola de Gude partiram em defesa das pessoas que sofreram por conta da poluição com problemas respiratórios e outros foram bastantes aplaudido em momento que se manifestou em defesa da saúde dos menos favorecidos.
Mailson ainda afirmou e provou que o que a Proquigel havia deixado escapar foi um pouco de acido sulfúrico onde só vitimou dois funcionários da empresa e a medida de segurança da empresa conseguiu sancionar antes de propagasse pela região e que de fato a responsável seria com toda certeza a Betumat e não a Ploquigel MS que fosse a antiga metacril no caso a atual proquigel com a proporção da poluição da quela noite se ao invés de cor fosse ao sentido de cheiro que exalar da indústria certamente o estrago seria bem pior para a saúde de Candeias e distritos.
O secretário em pedido de João Claudio apresentou ao município a sua equipe de técnicos que estaria ali na plenária da casa legislativa.
O Presidente da Casa Legislativa agradeceu à presença do secretário, elogiando sua atuação, dando continuidade as atividades legislativas.
Texto:Bahia Noticia/Videos: Candeias Mix