Prefeito de Candeias, Sargento Francisco reuniu-se nesta quarta-feira (22) para discutir o reajuste salarial dos servidores públicos. O motivo da reunião deveu-se a um movimento na sessão na Câmara dos Vereadores ontem pela manhã, onde o presidente do Sindicato Juscelino Santos, reclamava do reajuste salarial de 3%.
O prefeito falou da dificuldade que o município ainda se encontra, que ainda estão sendo feitas as negociações para quitar todas as dívidas do município e qualquer reajuste tem que estar dentro do orçamento. “Ao longo das administrações passadas, foram 27 anos sem reajuste salarial, e eu estou procurando melhorar a situação dos servidores. Me reuni com a minha equipe para buscar ao máximo o que a administração pode fazer para os servidores. A nossa proposta é que os servidores sejam parceiros com a administração. O município não tem condição nenhuma de honrar com reajustes maiores, e eu não vou fazer nada que o município não possa honrar.” Explicou Francisco.
Leia Também
Gil Soares, também deu sua opinião, “Temos que fazer um acordo que o prefeito possa cumprir, porque depois que não puder cumprir, irão dizer que o prefeito não cumpriu o acordo e que os vereadores não fizeram nada. Aí ficaremos desmoralizados perante aos munícipes.” ,explicou
O vereador João Claúdio disse ser um momento histórico em Candeias, “Nunca houve uma discussão aberta entre prefeito e os servidores, com certeza é um momento histórico para o município.”, disse.
O que foi decidido
Foi acordado que os servidores públicos terão um reajuste salarial de 5,68%, sendo aprovado, o primeiro reajuste será já no dia 1º de junho, com 3,68% e a segunda parte no dia 1º de outubro, com 2,0%.
A procuradoria irá fazer um projeto determinando o reajuste, com a assinatura do prefeito e enviará para a Câmara, para que os vereadores possam aprovar.
Perguntado a Juscelino se ele concordaria com a contra proposta, ele explicou, “Eu sou apenas um representante dos trabalhadores, vou conversar com os outros servidores para dar a palavra final, mas de antemão eu aceito a proposta. Sei que será apenas o início de muitas coisas boas que a administração irá fazer por nós servidores.” Concluiu.
Participaram também da reunião, a secretária de Governo e Gestão, Drª. Ana Cristina; a secretária de Administração,Drª. Graça Nascimento; o secretário de Finanças, Jerolino Mascarenhas, o Controlador, Roberto Alexandre Gomes; a Procuradora, Gleina Barros; os vereadores, Alcione (Cica), Marivalda Silva, Serrinha SS, Rosana de Bobó, Pastor Lima, Fernando Calmon e Valdir Cruz; e os advogados, Drª. Maria Ivete de Oliveira e Dr. Inácio Gomes.
Haverá uma assembléia amanhã, dia 23 de maio, dos servidores públicos, na Praça Dr. Gualberto Fontes, às 8h, para ser discutido o valor do reajuste acordado com o prefeito.