Carlos Martins assume presidência da Companhia de Transporte de Salvador

Por Redação
3 Min
Entrevista coletiva do presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS)
Entrevista coletiva do presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS)

O ex-secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, assumiu nesta segunda-feira (27) a presidência da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), em cerimônia realizada no canteiro de obras do metrô, na Rótula do Abacaxi, na capital baiana. Antiga empresa municipal, a companhia foi transferida ao Governo do Estado e está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur).

Durante o ato, o novo presidente disse que pretende efetuar o pagamento dos ferroviários ainda esta semana. “Temos uma greve há mais de 15 dias e no primeiro momento vamos resolver este impasse e fazer o pagamento dos salários”. Ele informou que já se reuniu com representantes do Sindiferro e acrescentou que até esta quarta-feira (29) deve efetuar o pagamento do mês de abril.

“Vamos determinar um cronograma de pagamento para que as coisas voltem ao normal e possamos devolver o sistema às pessoas que moram no subúrbio”, afirmou Carlos Martins. Em coletiva de imprensa ele declarou ainda que pretende acompanhar o processo licitatório do metrô. “Junto com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Sedur vamos acompanhar a licitação para que possamos já oferecer o metrô funcionando até o Retiro”.

Melhorar a mobilidade

De acordo com Martins, todos os esforços estarão voltados para melhorias da mobilidade. “As ferrovias têm um grande papel no desenvolvimento do estado. O governo já incluiu uma grande obra que é a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol)”. Para ele, o papel dos trens metropolitanos é fundamental. “Nossa idéia é incorporar a linha Calçada-Paripe à Região Metropolitana de Salvador, como Candeias, Dias D’ávila, Camaçari e Simões Filho”.

Além disso, continuou o novo presidente da CTS, “tem uma linha que já está em processo de licitação que é Feira de Santana-Salvador. Vamos ver como integrar esta linha aos trens da Calçada. Essas ações, aliadas aos trens do subúrbio e ao metrô vão garantir uma forte mobilidade urbana para capital e Região Metropolitana”.

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, estão sendo investidos em mobilidade urbana em Salvador cerca de R$ 6 bilhões, sendo R$ 4 bilhões para o metrô e o restante em obras sob a responsabilidade da Conder, que já estão em andamento. “Já temos quatro obras autorizadas, como a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, a ligação da Avenida Luís Eduardo Magalhães com a BR-324, e os viadutos e vias marginais do Imbui e de Narandiba”.

O secretário falou ainda do lançamento de duas grandes licitações, para a duplicação da Avenida Orlando Gomes, e a construção da Avenida 29 de Março. “Todas estas obras modificam Salvador em relação a mobilidade”.

 

Compartilhe Isso