Campeonato de Quadrilhas promete grande espetáculo junino em Salvador

Por Redação
4 Min
Procedentes de diversas regiões da Bahia, as quadrilhas serão avaliadas por um júri composto por três pessoas de destacado reconhecimento artístico e cultural | FOTO: Reprodução |
Procedentes de diversas regiões da Bahia, as quadrilhas serão avaliadas por um júri composto por três pessoas de destacado reconhecimento artístico e cultural | FOTO: Reprodução |

Em um palco coberto e arquibancada com capacidade para mais de mil pessoas acontece nesta quinta-feira (20), às 18h, na Praça Municipal, em Salvador, o 6º Campeonato de Quadrilhas do São João do Estado da Bahia (categoria adulto). O concurso é uma realização da Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq), com o apoio do governo estadual, por meio da Secretaria do Turismo (Setur) e a Bahiatursa. O evento, que atrai milhares de turistas para a cidade, promete chegar arrasando, com novos modelos de quadrilhas juninas, coreografias arrojadas e encenações emocionantes, valorizando os costumes e tradições de cada região. No total, se apresentarão 30 quadrilhas, divididas em quatro grupos, em eliminatórias, durante quatro dias. As seis que obtiverem maior pontuação irão para a final, na disputa pelo título de campeã, que acontece no feriado de São João (24).

 

Procedentes de diversas regiões da Bahia, as quadrilhas serão avaliadas por um júri composto por três pessoas de destacado reconhecimento artístico e cultural, que vão analisar, dentre outros itens, caracterização, ritmo, sincronia, coreografia, marcador, figurino, musicalidade, casamento e conjunto do trabalho. As três primeiras colocadas representarão o estado nos concursos regionais e nacionais. A vencedora participará do Concurso Regional da Globo, realizado na cidade de Cabo Santo Augustinho, em Pernambuco. A segunda, do Concurso Nacional na cidade de Palmas, em Tocantins, e a terceira vai para o Nordestão, em Fortaleza, no Ceará.

Linguagens regionais
Segundo o presidente da Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq), Carlos Brito, é importante a divulgação de diferentes linguagens regionais dentro da mesma manifestação cultural. E a quadrilha junina mostra que tem evoluído muito, nos últimos anos, sem perder a tradição. Para informações sobre o campeonato, é só entrar em contato com o presidente da Febaq, Carlos Brito, pelo telefone 8764-2368.

Programação
Dia 20, às 18h
1ª eliminatória
· Maria Bonita (Dias D’Ávila)
· Renovação Feira (Feira de Santana)
· Balancear (Acajutiba)
· Korró Korró (Feira de Santana)
·(Salvador)
· Brilho da Lua (Madre de Deus)

Dia 21, às 18h
2ª eliminatória
· Rosas de Ouro (Barreiras)
· Camaçari (Camaçari)
· Cia do Forró (Ilhéus)
· Explosão (Ilhéus)
· Girassol (Cachoeira)
· Vem que Tem (Camaçari)
· Forró Quentão (Camaçari)

Dia 22, às 18h
3ª eliminatória
· Flor de Açai (Catu)
·(São Francisco do Conde)
· Os Cangaceiros (Casa Nova)
· GDECC (Curaçá)
· Remelexo Cearense (Barreiras)
· Forró do ABC (Salvador)
· Forró do Balancê (Madre de Deus)

Dia 23, às 18h
4ª eliminatória
· Risca Faca (Inhambupe)
· Girassol de Valença (Valença)
· Filomena Forrozeira (Ibotirama)
· Mais que Tradição (Catu)
· Flormatizada (Barreiras)
· Unidos Venceremos (Camaçari)
· Tremendão (Riachão Jacuípe)
· Capelinha do Forró (Salvador)

Dia 24, às 18h
Final do Campeonato

Participação das seis quadrilhas juninas mais bem pontuadas nas eliminatórias
De 28 a 30

Despedida do São João com a apresentação das mais pontuadas

 

Compartilhe Isso