Reunião foi realizada na tarde desta terça-feira, na sede da Governadoria (Foto: Manu Dias/GOVBA)
Membros da Fundação Doutor Jesus, entidade que atua na recuperação de dependentes químicos, foram recebidos pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, na tarde desta terça-feira (23), na sede da Governadoria. O grupo estava acampado em frente ao prédio do órgão estadual, situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, desde segunda-feira (22). Após a reunião, os integrantes da mobilização retiraram o acampamento.
Participaram do encontro, nesta tarde, o deputado Pastor Sargento Isidório, representante da fundação, e a secretária do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Moema Gramacho.
De acordo com a assessoria de comunicação do deputado Isidório, a manifestação aconteceu devido a não renovação de um convênio de repasse de verba firmado com a Sedes. Segundo informações da assessoria de imprensa da secretaria, o convênio entre a instituição e a Fundação Dr. Jesus durou 12 meses, entre 10 de outubro de 2011 e 10 de outubro de 2012.
Ao final da reunião, o Governo do Estado informou por meio de nota que foi esclarecido aos membros da entidade de que um novo convênio só pode ser assinado mediante seleção pública.
Atualmente, segundo o governo, o edital elaborado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) voltado para comunidades terapêuticas e centros de reabilitação sem fins lucrativos contempla dez projetos através da Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (Suprad), destinando R$ 4,4 milhões anuais para o atendimento e recuperação de dependentes químicos na capital e interior do estado.
Também participaram da reunião os secretários estaduais de Relações Institucionais, César Lisboa; de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, e de Comunicação Social, Robinson Almeida.
Por meio de nota, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos divulgou que reconhece a relevância do serviço prestado pela Fundação Dr Jesus e que está analisando juridicamente uma forma legal de apoiar a instituição.
O diretor da fundação, Tancredo Isidório, filho do deputado que é "líder espiritual" da entidade, informou ao G1 que a instituição funciona às margens da BR-324, no trecho do distrito Menino Jesus, que pertence à cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador. A entidade, segundo o diretor, atende pessoas de qualquer cidade do estado que buscam se livrar do vício das drogas, principalmente o crack. Atualmente, a fundação está com 700 pessoas sendo atendidas, mas Tancredo Isidório ressalta que este número já foi maior, chegando a 1.300 pessoas.
G1
Nesta segunda-feira (2), foi marcada a estreia oficial da rádio Metropolitana FM Aracaju, na frequência…
O ano de 2024 marcou os fãs de videogames com a ascensão de "Astro Bot"…
O Atlético-MG decidiu interromper as negociações entre Bahia e Everson, de acordo com as informações…
A Rede Mater Dei está com uma oportunidade de emprego aberta para o cargo de…
A diplomação do prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), da vice-prefeita Ana Paula…
O consórcio internacional do projeto do Telescópio Gigante Magalhães (GMT) lançou o "Universo Expansivo", um…