O desfile começará às 9 horas, saindo da Praça Pio XI, e contará com cinco fanfarras
[divider]
Para celebrar a data magna do Brasil, a Prefeitura Municipal de Candeias, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação realizará o tradicional desfile cívico com a comunidade estudantil e cinco fanfarras neste sábado, dia sete de setembro, quando se completa 191 anos de Independência do Brasil. O desfile começará às 9 horas, saindo da Praça Pio XI, situada na Rua Sete de Setembro, percorrendo as principais ruas da cidade e finalizando defronte ao Terminal Rodoviário.
Trazendo, este ano, o tema “Candeias sustentável: Os 4 elementos da natureza”, a secretária de Educação, Laís Velloso, conta que “a Secretaria buscou trabalhar a questão da sustentabilidade, ecodesenvolvimento e consumo consciente, dentro de uma preocupação sobre a utilização dos quatro elementos fundamentais e da preservação dos mesmos pelo homem, mostrando que é responsabilidade de todos os cidadãos preocupar-se com as questões ambientais”.
Ao todo, deverão desfilar cerca de 1700 pessoas, sendo 900 alunos da rede municipal, 250 alunos do Colégio da Polícia Militar, 250 alunos da Escola particular Santa Rita, 235 participantes dos programas sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas) e 50 escoteiros.
Confira o roteiro:
9 horas: Concentração e saída da Praça Pio XI (Rua Sete de Setembro)
Passagem pela frente do Banco Itaú
Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes
Rua 13 de maio
Rua 21 de abril
Largo do Triângulo
Avenida Antonio Paterson
Praça Irmã Dulce
Finalização: Fim da Av. Antonio Paterson, em frente ao Terminal Rodoviário
Ordem de desfile das fanfarras:
1ª: Fanfarra Inovação da Bahia (Escola M. 14 de agosto; Escola M. Ivonice Costa Sotero)
2ª: Fanfarra Fanceaat (Escola M. Paulo VI; Escola M. Nova Candeias)
3ª: Fanfarra Profº. Dásio (Escola M. Professor Dásio)
4ª: Fanfarra Yêda Barradas (Escola M. Yêda Barradas Carneiro; Escola M. Alfredo Serra)
5ª: Fanfarra Fankelp (Escola M. Julieta Viana; Escola M. Tércia Borges)
6ª: Fanfarra do CPM (Colégio da Polícia Militar – Candeias)
7ª: Fanfarra Batista (Escola M. São João Batista)
Independência do Brasil
A partir da chegada da Família Real, o Brasil começou a ter uma nova condição econômica graças a abertura dos portos, em 1808, deixando de ser colônia de Portugal. Com as revoluções Constitucionalista e Liberal do Porto, D. João saiu do Brasil em 1821, temendo perder sua autoridade real e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil.
Apesar das imposições da corte portuguesa nesse primeiro tempo, Dom Pedro I percebeu que deveria mudar as diretrizes para que o Brasil não voltasse a ser uma simples colônia. Então, passou a tomar medidas a favor da população e assim ganhou prestígio. Com isso, os grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascensão política de Dom Pedro I e incentivá-lo a ser líder da independência brasileira.
No final deste mesmo ano, as pressões da corte portuguesa aumentaram e os defensores da independência organizaram um grande abaixo-assinado solicitando a permanência e Dom Pedro no Brasil. Atendendo a demonstração de apoio, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".
Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I declarou a independência do país às margens do rio Ipiranga, em São Paulo. (Fontes: Sites Brasil Escola, Sua Pesquisa e História do Brasil, com adaptações)
ASCOM