A pauta da discussão hoje (17) no plenário da Câmara Municipal de Candeias foi a questão da péssima saúde. Uma verdadeira crise. Mais uma vida se foi no Hospital Ouro Negro, que é administrador pelo Instituto Médico Cardiológico da Bahia, que recebe mais de 15 milhões para administrá-lo.
Na ultima semana, a vereadora oposicionista, Rita Loira (PR), entrou com o pedido de CPI da saúde, em virtude do péssimo atendimento no Hospital, a falta de médicos e medicamentos nos PSFs, exames simples que não são realizando e etc. Os vereadores recuaram.
Hoje, o vereador que também é médico, Dr. Pitágoras, relatou o total descaso na saúde da cidade, e não deixou sua colega de parlamento sozinha. Pitágoras, em discurso no plenário, defendeu a CPI, alegando assinar o requerimento impetrado por Rita Loira.
Na manhã de hoje, na Rádio Baiana FM, mais uma denuncia gravíssima. Familiares de uma jovem de 17 anos, que veio a óbito, delataram que a jovem estava para dar a luz – com nove meses de gestão -, e se dirigiu até o Hospital, quando o médico mandou retorná-la para casa.
Enfim, infelizmente, mais vidas se foram… E muitos dos vereadores estão omissos. Não querem assinar a CPI da saúde. Só muito bla, bla, bla… Até agora, só os vereadores Rita Loira e Dr Pitágoras defendem a CPI.