Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, pesquisadores, professores e estudantes estarão reunidos, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, para o VIII Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica (Connepi 2013). Sob a realização dos dois Institutos Federais na Bahia (Instituto Federal Baiano – IF Baiano e Instituto Federal da Bahia – IFBA), o evento de 2013 traz como tema “Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento do Brasil”. Para uma apresentação de 3 mil trabalhos vindos de 15 estados, a organização espera um público estimado de 4 mil participantes.
O Connepi, considerado o principal evento acadêmico-científico-cultural da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tem como objetivo a promoção da consolidação de ações voltadas ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, além da integração da comunidade acadêmica e profissional no âmbito dos Institutos Federias de Educação, Ciência e Tecnologia. “O alcance deste Congresso vai além dos muros da educação e do fazer científico, pois os resultados de grande parte das pesquisas apresentadas no evento interferem diretamente no setor produtivo do Brasil bem como na vida do cidadão brasileiro”, afirma Denilson Sodré, um dos organizadores do evento.
Durante os três dias, acontecerão comunicações orais, minicursos, palestras, mesas-redondas, exposições, sessões de pôsteres e mostra de vídeos, além de programação cultural. Entre alguns temas a serem apresentados, estão: propriedade intelectual e inovação; desenvolvimento e sustentabilidade; jogos como ferramenta para auxílio da aprendizagem Matemática; robô ecossustentável; biodiesel na Bahia; dança como instrumento de ensino de Física; percepção social da qualidade da água; estudo ecológico sobre a dengue e as variáveis climáticas. Nas outras edições, o Connepi aconteceu nos Estados do Rio Grande do Norte (2006 e 2011), Paraíba (2007), Ceará (2008), Pará (2009), Alagoas (2010) e Tocantins (2012).