Porto fica localizado em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador.
Segundo Comando do 2º Distrito Naval, dois tripulantes ficaram feridos.
[divider]
m incêndio atingiu um navio carregado de gás propeno no píer de uma área do Porto de Aratu em Candeias, na região metropolitana de Salvador, na noite de terça-feira (17). Segundo a guarda portuária, o fogo foi propagado após uma explosão ocorrida durante o carregamento de gás do navio Golden Miller.
Através de nota, o Comando do 2º Distrito Natal afirma que dois dos quinze tripulantes que estavam a bordo do navio tiveram ferimentos leves. Eles receberam atendimento médico e “encontram-se em boas condições de saúde”, informou.
Leia Também
Equipes dos bombeiros foram para o local combater as chamas. De acordo com a Companhia das Docas da Bahia (Codeba), responsável pelo porto, os bombeiros e equipes da Marinha conseguiram controlar as chamas cerca de uma hora após o início do incêndio.
Susto
Um morador da região informou ao G1 que viu o momento da explosão. “Eu estava na praia quando ouvi a explosão e vi uma nuvem de fumaça muito preta saindo do navio”, disse Nadson do Carmo.
Segundo a Codeba, o fogo começou na unidade de reliquefação do navio (área interna). “A causa aparente [do incidente] seria uma falha no compressor desta unidade durante o carregamento de gás propeno, que estava sendo bombeado para ser exportado. Houve uma explosão, mas o acidente não resultou em vítimas”, informa um trecho da nota enviada pela companhia.
A Codeba afirmou também que o incêndio ocorreu no píer do terminal de operação de gás e líquido, área pertencente à companhia, “com utilização pela empresa Tecmar, responsável pela operação de carregamento do navio, contratado para exportar o propeno produzido pela Brasken”.
Por conta do incidente, a área de operação de gás e líquidos do Porto de Aratu teve a sua operação suspensa. No entanto, foram mantidas as atividades nos terminais de sólidos, localizados a uma distância que não oferecia riscos.
De acordo com o representante do armador do navio, Ludwig Silva, a embarcação não corre risco de explosão. O Comando do 2º Distrito Natal informou que será instaurado um inquérito administrativo, cujo prazo de conclusão é de 90 dias, para apuração das causas e responsabilidades do ocorrido.Informaçoes do G1