Universitária publica foto nua no Facebook para protestar contra violência digital em Altos, no PI

Por Redação
6 Min

Em fevereiro de 2012, um ladrão, após roubar o celular de uma mulher publicou fotos da vítima nua no Facebook. Em solidariedade, os amigos da moça resolveram fazer fotos também sem roupas e publicá-las num blog para repudiar o crime cometido contra ela. Quase um ano depois, o ato é repetido na da cidade de Altos (PI) onde um outro ato de “violência digital” causou o vazamento de imagens de menores nuas, pelo aplicativo WhatsApp.

Karine Rodrigues

Fotos íntimas de uma menor de apenas 12 anos foram divulgadas por um adolescente de 15 anos. Como protesto, a estudante de Direito, Karine Rodrigues postou em seu Facebook uma foto em que aparece com os seios à mostra. ‘’Não sei se fico triste ou se me revolto. Um monte de JUMENTOS circulando as fotos de meninas menores de idade ou de mulheres pelo WhatsApp, como se fossem seus troféus. Isso é crime, isso é uma merda, isso dá nojo’’, escreveu ela em seu post.
“A maioria das meninas tiram fotos sensuais ou porque gostam de se ver ou porque algum idiota que elas acham que amam ou confiam pediu, mas isso é pessoal, íntimo, pelo menos deveria ser. Quando essas fotos vazam a culpa não é da menina, porque ela é PUTA, não vale nada, nada disso. A culpa é do SAFADO, CANALHA, RIDÍCULO E PAU NA BUNDA que espalhou e De todos os outros merdas que ajudam a fazer isso”, protestou.
Ex-namorado
A delegacia do município, no comando do delegado Cadena Júnior, já instaurou um procedimento administrativo para investigar a responsabilidade do jovem. Ele já foi citado em outros boletins de ocorrência, segundo a delegacia. Em desespero, a vítima já teria até tentado contra a própria vida. Segundo informações do delegado, o jovem ficou revoltado com o término do namoro e divulgou as fotos que fizeram no passado. Nas imagens ele também aparece.
Veja texto que foi publicado junto com a foto na íntegra: 
“Tirei uma foto mostrando os peitos.
Nossa provoquei mais um machista, hummmm…mas que DELICIA.
Agora me chamem de PUTA, chamem de coisa pior, melhor acendam as fogueiras e voltem a idade das trevas.

Chega de machismo, o que estão fazendo com as meninas dessa cidade que tiveram suas intimidades ceifadas é um absurdo, olhem para si, ou continuem batendo suas punhetas.
Tudo isso é fruto de uma sociedade machista. O homem tem que mostrar que é melhor, que é o fodão, nossa!

Mulher não é só peito e bunda, essa foto não me faz menos mulher. E não muda em nada o que ja fiz pra fazer um mundo melhor. Talvez por isso eu incomodo tanto.
Sempre estarei a um passo a frente. Não fiquem supresos.
Em nome da liberdade
Sou VADIA
SOU MULHER E SOU LIVRE.”

Horas depois, jovem que faz parte da ANEL (Assembleia Nacional de Estudantes), reclamou que de que o Facebook havia retirado a sua foto do ar. Veja print:
karine
Após uma enxurrada de comentários contra e a favor, a jovem voltou a rede social para comentar o feito. Segundo ela, apesar das críticas o resultado foi satisfatório e conseguiu “dar seu recado”:
O que fiz hoje teve uma repercussão maior da qual eu podia imaginar, no começo senti medo, mas fico feliz pelo apoio que tive dos amigos e dos que compartilham do meu pensamento, foram tantas mensagens que nem consegui responder a todos.

Essa atitude dividiu ao meio a opinião das pessoas, muita critica e achismos, mas muitas, muitas pessoas que entenderam o recado que eu realmente quis dar e isso valeu a pena.
Aos que continuam com seu sarcasmo, ironia e falta de bom senso sobre este assunto, peço que façam seus próprios exames de consciência, devo dormir com a minha tranquila hoje. Não foi a primeira vez que choquei as pessoas, não tantas mas é bem provável que não seja a ultima vez.
É Sempre bom acreditar que acreditar pode sim mudar AS COISAS ao nosso redor, somos exemplos disso, em mudar as situações que reprimem, não apenas nos mulheres, Todos…
Aos piadistas, muito confuso descobrir que até pra ser um bom babaca precisa fazer alguém rir de uma situação que não tem a menor graça, mas enfim, cada um com sua babaquice. Falaram que sou babaca, mas me sinto melhor sendo uma babaca que se preocupa com os outros.
Desculpem o meu português ruim,
Novamente obrigada.

Compartilhe Isso