Branquinho e Titi marcaram os gols tricolores. Thiago Alagoano fez o da Jacuipense
O Esquadrão cumpriu a obrigação em casa, venceu a Jacuipense neste domingo (9) na Arena Fonte Nova, e ficou muito perto da classificação para as semifinais do Baianão 2014. Com um gol relâmpago aos 12 segundos de jogo, marcado por Branquinho, o Bahia saiu na frente do placar na partida da 6ª rodada da segunda fase.
Thiago Alagonano diminui para os visitantes e no último lance do primeiro tempo Titi colocou novamente o Tricolor em vantagem. Na segunda etapa, mesmo com o Bahia jogando melhor, não houve gols e o 2 a 1 se confirmou.
Leia Também
A vantagem tricolor na liderança do grupo 3 ficou ainda maior e só um combinação improvável de resultados tira a vaga da equipe nas semifinais. Com 11 pontos, o Bahia abriu seis de vantagem para Juazeirense e Catuense, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
As chances de classificação da Jacuipense se esgotaram e na lanterna do grupo 2, com quatro pontos, o time cumpre tabela nas duas próximas rodadas. O Bahia volta a campo somente no próximo domingo (16), a partir das 16h, e fará o duelo da sétima rodada fora de casa, diante do Vitória da Conquista, no estádio Lomanto Junior. A Jacuipense joga mais cedo, no sábado (15), e vai receber o Serrano em Pituaçu, com bola rolando a partir das 17h.
O jogo
Não houve qualquer chance para a Jacuipense reconhecer terreno no começo do jogo na Arena Fonte Nova. Com apenas 12 segundos de bola rolando o Bahia abriu o placar. Com velocidade, Talisca se aproveitou da falha de Nei na defesa, invadiu a área do Leão Grená, chutou, Marcio Greik deu rebote na defesa e Branquinho não perdoou.
Mas depois do susto a Jacuipense não se intimidou, manteve o domínio na posse de bola e mostrava iniciativa para tentar se recuperar do golpe logo no começo. O toque de bola do Leão Grená era eficiente, mas o time sentia dificuldades para completar as jogadas à medida que se aproximava da área do Bahia, o que acaba desacelerando o ritmo do jogo.
O Tricolor ficava mais atrás, esperando espaço para sair no contra-ataque, mas também mostrava deficiência para chegar na área do rival. A primeira investida de maior perigo do Bahia só aconteceu aos 26 minutos, mas Rafinha desperdiçou depois de descolar sozinho no meio-campo, chutar mal da entrada da área e deixar fácil para Marcio Greik.
Enquanto o Tricolor esperava os contra-ataques, a Jacuipense seguia melhor em campo e acabou sendo recompensada com o empate, num gol “sem querer”. Quando a bola sobrou na área do Bahia, aos 35 minutos, Lucas Fonseca foi no chutão para afastar, mas a bola bateu na perna de Thiago Alagoano e voltou, indo parar na rede Marcelo Lomba.
Mas assim como no começo, o Bahia surpreendeu no último lance do primeiro tempo. Talisca mandou o passe para a área, Titi pegou de primeira no chute e mandou para o fundo do gol.
Com a vantagem do gol marcado no instante final do primeiro tempo, o Bahia voltou melhor na segunda etapa. Trabalhando mais os passes de bola, o Esquadrão não esperava mais apenas pelos erros do rival para sair para o jogo.
Torcida comemora triunfo do Tricolor |
Na marca dos 13 minutos os dois times ficaram com um jogador a menos depois que Marcel e Lucas Fonseca se desentenderam após dividir bola e receberam o cartão vermelho. Com a zaga tricolor desfalcada, Marquinhos Santos teve que tirar Branquinho para colocar Demerson em campo, deixando o Bahia menos ofensivo.
As finalizações de perigo demoraram a acontecer e depois dos 20 minutos os rivais se revezaram nos sustos. Aos 20, depois do bate-rebate na área do Bahia, Rafael Miranda deixou escapar, Thiago Alagoano pegou na pequena área para completar, a bola bateu na trave, mas não entrou. Um minuto depois Anderson Talisca arrancou no contra-ataque, invadiu a área, finalizou de cara com Marcio Greik e o goleiro conseguiu fazer o desvio para salvar.
Aos 32′, em um lance parecido, Talisca voltou a ficar perto de ampliar depois que recebeu na direita, invadiu a área, ficou de cara com o goleiro, chutou e Marcio Greik conseguiu mais uma vez a defesa. A Jacuipense ainda perdeu mais um jogador nos acréscimos, após a expulsão de Meidson, mas o placar de 2 a 1 para o Bahia insistiu até o apito final.
Bahia 2 x 1 Jacuipense – 6ª rodada da Segunda Fase do Baianão
Data: 9/3/2014, dom, 17h
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Árbitro: Gleidson Santos Oliveira
Assistentes: Adailton José Jesus da Silva e Jucimar dos Santos Dias
Bahia: Marcelo Lomba, Madson, Lucas Fonseca, Titi e Guilherme Santos; Fahel (Ueliton), Rafael Miranda e Talisca; Branquinho (Demerson), Rafinha (Emanuel Biancucchi) e Marcão. Tecnico – Marquinhos Santos
Jacuipense: Marcio Greik, Meidson, Nei, Rogério e Bruno (Julio); Dedeco, Pablo, Damatta e Marcel; Thiago Alagoano (Diego) e Jussimar (Daniel). Técnico – Emerson
Correio24