Fortaleza recebe o festival Grito Rock com uma programação de música, teatro, palestras e oficinas
A ideia nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso, em 2007, como uma forma de fugir da programação de Carnaval. Mas o Grito Rock cresceu em tempo e espaço. Para ser preciso, o festival – que reúne bandas independentes numa programação voltada para várias linguagens artísticas – acontece neste ano em 400 cidades do mundo, no período de 20 de fevereiro a 30 de março. Entre elas, estão 12 cidades cearenses. Em Fortaleza, a programação abre hoje e vai até o próximo dia 22.
Apesar do nome, o Grito Rock vai além do que é um festival de música. A programação inclui atividades infantis (o Grito Gurizada), oficina de elaboração de projetos culturais, moda e circo. Mesmo na música, o evento abre espaço para outros sons, como o rap, hip hop e o maracatu. Mas, sim, há muito rock, e a abertura conta com seis bandas locais, como a Lavage e Land of Lemuria, e a maranhense Sulfúrica Billi.
Sem cachêPromovido por coletivos como o Fora do Eixo, Território Criativo e A Ponte, o Grito Rock segue o modelo colaborativo, em que todo mundo ajuda a construir o evento todo e dispensa cachê. “Cada coletivo vai participar de acordo com suas possibilidades. Um cede pessoal, outro ajuda no audiovisual, outro consegue articulação com a estrutura”, explica Renan Rodrigues, produtor e gestor de comunicação do coletivo EntrePolos, que também faz parte da organização.
Como não tem cachê, o Grito Rock proporciona outras compensações para os artistas que participam. Os que vêm de fora ganham hospedagem e alimentação, também conseguidas na base da colaboração. Para os músicos, as oportunidades que o Grito Rock abre na cena independente compensam a falta de cachê. “Sempre prezamos lugares legais, com visibilidade e cachê. Mas não podemos nos fechar quando sabemos que vamos ter contato com bandas de fora”, diz Felipe Lima, guitarrista da banda Astronauta Marinho. No entanto, apesar das oportunidades de negócio, ele questiona a eficácia do modelo. “Não acredito que seja funcional porque em algum momento a banda vai precisar investir.”
Grito Rock Fortaleza
Quando: abertura hoje, às 14h, no Cuca Che Guevara, com shows no Casarão do Benfica, às 17h. A programação segue até o dia 22 de março.
Endereço: Cuca Che Guevara (avenida Presidente Castelo Branco, 6.417 – Barra do Ceará); Casarão do Benfica (avenida Carapinima, 1884, Benfica).
Entrada franca.
Telefone: 8531 8013 / 3262 5011
Veja a programação completa em blog.opovo.com.br/discografia