Rock salva rapaz possuído pelo axé e funk

Por Redação
5 Min

Rock salva rapaz possuído pelo axé e funk

A rádio Kiss FM lançou hoje, dia 18/3, terça-feira, sua campanha institucional criada pela AlmapBBDO e composta por um filme de 98 segundos, com versões de 60 e 30 segundos, spot de rádio, mídia impressa e, em breve, trabalhos digitais. O objetivo da campanha é destacar a fidelidade e a lealdade da Kiss FM ao rock, sua marca registrada e que nunca abandonou. A rádio Kiss FM foi lançada em São Paulo no dia 13 de julho de 2001, Dia Mundial do Rock, e até hoje é a única emissora de São Paulo com programação composta genuinamente pelo melhor do rock’n roll. Ela também opera no litoral paulista, em Campinas (SP), Brasília e Rio de Janeiro.

O filme possui diversos easter eggs referências ao mundo do Rock, como as rosas (Guns N’ Roses), o “crucifixo” do padre que é uma foto da lenda do blues Robert Johnson, o retrato do rapaz que na verdade é capa do The Best Of (U2) e outra fotografia que na verdade é a capa do clássico “The Freewheelin” (Bob Dylan).

O filme exibe uma sessão de endorcismo (contrário ao exorcismo), em que um roqueiro consegue fazer o espírito do rock voltar ao corpo de um rapaz que está sendo atraído por outros estilos musicais. Não há diálogos. Quem “fala” é a guitarra do músico, que emite acordes clássicos do rock cada vez que o garoto começa a dançar em outros ritmos. Enquanto transcorre a sessão, a câmera mostra rapidamente várias referências famosas do rock’n roll, como capas de discos de bandas e objetos e imagens que remetem a ícones do estilo musical. Ao final, o roqueiro – muito parecido com o cantor Neil Young – vence a batalha. O filme será veiculado no cinema, na TV e na internet.

Ao todo, serão quatro anúncios ilustrados pelo designer americano David Moscati, que desenha, entre outras artes, cartazes de cinema. Foram estes cartazes que inspiraram a mídia impressa. No rádio, um dos spots é o depoimento do rapaz que passou pela sessão de endorcismo. No outro, o “endorcista” discute com as músicas ruins para afastá-las. A campanha digital deve ser lançada em breve. Será interativa e ligada ao filme.

Curiosidades

O comercial que abre a campanha foi filmado em um galpão abandonado e imundo da zona leste de São Paulo. Não foi feita nenhuma intervenção cenográfica. A aparência que o prédio tem no filme é a real: goteiras, poças no chão e muita poeira acumulada por anos de abandono. Por coincidência, os dois atores são argentinos e um deles se parece realmente com Neil Young. Esta não era uma exigência para o casting, mas ele também foi escolhido por causa da semelhança com o roqueiro. E o ator é, também, guitarrista e amante do rock’n roll.

Para que o rapaz “endorcizado” dançasse nos diversos ritmos, uma coreógrafa o orientava e o diretor do filme ia colocando músicas  para que ele dançasse até que o rock vencesse a resistência dos outros estilos. Em um dado momento, o garoto deu um show de dança, a ponto da equipe parar tudo para aplaudi-lo. O roqueiro, apesar do calor intenso do local das filmagens, enfrentou horas de trabalho com casacos e roupas de mangas compridas, além do chapéu, “incorporando” a imagem de alguns famosos guitarristas de rock.

Confira o filme:

Veja as peças impressas:

Ficha Técnica

Anunciante: Kiss FM

Título: Endorcismo

Produto: Kiss FM

Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches

Diretor de Criação: Andre Kassu e Marcos Medeiros

Diretor de Arte: Benjamin Yung Jr

Redator: Marcelo Nogueira e Sophie Schoenburg

Produtora: Stink

Produtor executivo: Fernanda Curi  e Cecilia Salgueiro

Direção: Jones e Tino

Fotografia: Carlos Ritter

Direção de Arte: Vicente Saldanha

Montador / Editor: Jones + Tino e Danilo Abraham

Finalizadora: ClanVFX

Produtora de áudio: Satélite Áudio

Produtor/Maestro: Equipe Satélite

Atendimento: Fernanda Costa e Marina Castilho

Locutor: Michael Hayes

RTV: Vera Jacinto, Rafael Motta, Elisa Mello e Diego Villas Boas

Atendimento: Ricardo Taunay, Italo Neto e José Maria Fafe

Mídia: Juliana Melo, Carolina Pimentel

Aprovação: Taís Abreu e Bárbara Conte

Redação Adnews

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