Três novas linhas de transporte hidroviário – duas na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e uma no baixo sul – serão implantadas nos próximos dois meses.
A primeira vai ligar o Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, a Madre de Deus, enquanto a segunda fará a ligação entre Salvador, Itaparica e Salinas da Margarida. A outra será entre Valença e Morro de São Paulo.
O sistema será operado pela iniciativa privada, com fiscalização do poder público. O valor da tarifa vai variar entre R$ 4,50 e R$ 14. As travessias serão feitas por catamarãs.
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O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, autorizou ontem a publicação da licitação para a contratação das empresas que ficarão responsáveis pelos serviços, durante o lançamento do Plano Diretor do Transporte Hidroviário da Baía de Todos-os-Santos.
O plano sugere a criação de outras quatro linhas: Salvador-Maragojipe, Candeias-Salvador, Nazaré-Cacha-Pregos, além da rota Porto da Barra / Terminal Náutico / Plataforma / São Tomé de Paripe.
Estas, no entanto, ainda não têm data para implementação. "Ainda serão realizados estudos. Esse plano vai nortear ações futuras", afirmou Alencar. Segundo ele, o plano vai beneficiar mais de três milhões de pessoas.
"Esse plano diretor identificou uma necessidade muito grande desse tipo de transporte hidroviário da população. As pessoas sempre tiveram o hábito de fazer essa travessia, mas isso se perdeu com o tempo. O plano quer restabelecer este transporte", disse o vice-governador.
Segundo ele, para a elaboração do plano, foi desenvolvido o estudo que envolveu todos os municípios, povoados e localidades que compõem a BTS. Com o acréscimo destas duas linhas, a Baía de Todos-os-Santos conta agora com 12 rotas hidroviárias.
O plano mapeou 15 terminais náuticos na BTS. Segundo o documento, estes locais apresentam uma série de problemas e necessitam de intervenções, como reforma dos dolfins e pontos de compra de passagens, além de promover maior acessibilidade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Legalização
O superintendente de transporte da Secretaria de Infraestrutura, Ivan Barbosa, conta que a linha Valença-Morro de São Paulo já existe, porém ainda não licitada. Ele afirmou que a quantidade de embarcações ainda não foi definida. "Vamos tirar essas linhas da clandestinidade e colocar dentro da legalidade para oferecer mais segurança à população", afirma.
Segundo ele, a linha Salvador-Madre de Deus vai contar com quatro embarcações, enquanto a Salvador-Salinas, com duas. Outras licitações similares já foram realizadas, a exemplo da rota Salvador-Mar Grande, em 2011.
Estação carece de melhoria estrutural e acessibilidade
Franco Adailton
No Terminal Turístico Náutico da Bahia, no Comércio, de onde partem as lanchas para Mar Grande (Grande Salvador), o único sinal de reforma visível é a pintura das partes externa e interna.
“A travessia é mais rápida do que pelo ferry”, comparou Marluce Freitas, 39, que diariamente atravessa da ilha para trabalhar na capital. “Mas, tanto em Salvador quanto na ilha, quando os terminais estão cheios, ficamos sob sol ou na chuva”, diz.
A falta de investimento em acessibilidade é outro fator que dificulta a viagem de quem sofre com problemas de locomoção, a exemplo de idosos ou cadeirantes, que não contam rampas.
Para descer das embarcações, ambos os grupos de passageiros dependem da colaboração dos marinheiros, que estendem a mão para ajudar o aposentado Adilson Souza, 73, morador de Mar Grande.
“Além de termos de esperar mais, porque as lanchas têm um limite de gratuidade para o transporte de idosos, também temos dificuldades para subir e descer das lanchas”, disse o idoso.
No terminal de Mar Grande, os problemas se repetem acentuadamente. “A gente é obrigado a aguardar em pé, faça sol ou faça chuva”, reclamou a técnica de enfermagem Márcia dos Santos, 34.
Reforma
A Socicam Náutica e Turismo, que administra o terminal, informou, por meio de nota, que o projeto de reforma iniciado em dezembro passado, orçado em R$ 3,3 milhões, tem previsão para ser concluído em seis meses. Atarde