Se você costuma viajar pelas rodovias baianas, certamente percebeu mudanças nos últimos anos. Se antes era preciso parar por minuto para evitar cair em buracos e enfrentar perigosos trechos de estradas de terra, hoje essa situação tem se tornado cada vez mais rara.
E os números comprovam o fato: dos 417 municípios baianos, apenas nove ainda não têm acesso pavimentado às principais vias da malha rodoviária estadual. Isso graças a intervenções como a recuperação de trechos e a implantação de novos, levadas a cabo especialmente nos últimos anos.
Desde o início da atual gestão, iniciada em 2007, o governo do estado tem investido maçiçamente na melhoria das estradas, o principal meio de integração entre os municípios. No total, 7.622 quilômetros de estradas foram implantados e recuperados de janeiro de 2007 a dezembro de 2013, de acordo com os Relatórios de Atividades do Governo (RAG), do governo. Ao todo, cerca de R$ 1,5 bilhão foram investidos nessas obras.
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Entre os maiores investimentos feitos no período estão o trecho da BA-001 que liga Camamu, no Baixo Sul do estado, a Itacaré, passando pela entrada da BA-030. Foram investidos quase R$ 47 milhões em 32 quilômetros de extensão. Outra obra importante foi BA-420, que liga São Félix a Maragogipe. Calcula-se que a intervenção, realizada em 2009, tenha beneficiado pelo menos 120 mil pessoas.
Outra grande obra foi a recuperação da BA-148, que liga a entrada da BR-242 ao município Livramento de Nossa Senhora, passando pelo acesso à BA-152. Com extensão de 288 quilômetros, o novo trecho custou R$ 56,9 milhões ao estado. Por sua vez, a BA-172, no trecho que liga a BR-242 ao município de Santa Maria da Vitória, foi alvo de investimento de R$ 47,8 milhões, em 254 quilômetros.
Outros 903 quilômetros de obras em estradas estão em andamento, segundo informações do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), órgão da Seinfra. Segundo Saulo Pontes, diretor do órgão, o estado tem duas prioridades nas suas intervenções em rodovias. “Primeiro, ligar todas as sedes municipais à malha pavimentada do estado; depois, com o atendimento às diferentes rotas econômicas – eólica, mineradora, turística e de grãos”, explicou.
Novas obras
Ainda na atual gestão, o governo prevê realizar novas obras. Ao todo, o orçamento dessas novas intervenções totalizará R$ 269,1 milhões e incluirá três trechos da BA-001 – que parte de Itaparica e percorre todo o litoral baiano – e outras duas estradas.
Na BA-001, o Derba promete construir o Semianel Rodoviário de Porto Seguro; a recuperação do trecho que liga Conceição de Salinas a Cairu (município que engloba as ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba); além da Ponte Estaiada, que ligará Ilhéus ao bairro de Pontal. “Essa ponte será um novo cartão postal e muito funcional, porque vai favorecer motoristas que querem ir da orla Sul à orla Norte da cidade”, explica Saulo.
Além dessas intervenções, outras obras previstas ainda para a atual gestão o Anel Viário de Candeias e uma ponte de 525 metros sobre o Rio Baetantã, na BA-534.
Governo não pretende realizar novas concessões de rodovias
De acordo com o diretor do Derba, Saulo Pontes, o governo do Estado não pretende conceder novas estradas à iniciativa privada, em um sistema de cobrança de pedágios. “Hoje eu não vislumbro nenhum segmento estadual comnecessidade de uma concessão”, disse. Segundo ele, as pistas que precisam de concessão são aquelas de maior fluxo, onde há necessidade de realizar caras obras de duplicação que o estado não pode assumir.
Ao longo do atual governo, 141 quilômetros de estradas foram concedidos à iniciativa privada. Em 2010, o Consórcio Bahia Norte venceu a licitação para ficar a cargo do Sistema BA-093, que liga o Polo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu e a outros municípios. Por sua vez, o Consórcio Litoral Norte ficou a cargo da BA-099, via que liga Lauro de Freitas ao Litoral Norte do estado.