Vereadores exigem vagas de emprego para os trabalhadores do município

Por Redação
2 Min

Uma reunião foi realizada com diretores da empresa MC2, na tentativa de ajudar os trabalhadores de Candeias a entrar no mercado de trabalho

Dezesseis vereadores participaram, nesta terça-feira, dia 1º, na Câmara de Vereadores, de uma reunião com diretores da empresa MC2, na tentativa de ajudar os trabalhadores de Candeias a entrar no mercado de trabalho. A empresa é responsável pela construção de seis usinas termoelétricas no município.
O embate foi acalorado, já que os diretores argumentaram que a contratação em maior número para Candeias pode ferir a legislação e cometer irregularidades. O discurso dos diretores foi questionado pelos vereadores, afirmando que a legislação do Ministério do Trabalho não especifica porcentagem de trabalhador por cidade.
Outro ponto de discussão foi o modo como a empresa MC2 utilizou para fazer a contratação dos trabalhadores que eram feitas por uma associação sem registro e forçavam os empresários a liberar vagas. Em contrapartida, pegavam dinheiro daqueles que conseguiam a vaga. Luís Guilherme, representante da MC2 disse que a contratação acontecia através do SINEBAHIA.
A versão foi contestada Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria, representada por Júlio Oliveira, afirmando que a empresa começou a utilizar o serviço do SINEBAHIA na semana passada. “Porque não começou a disponibilizar as vagas pelo SINE antes? Nós entregamos curriculum desde o ano passado e até hoje ninguém foi chamado”, frisou Júlio.
Para viabilizar essa situação de intermediação de mão-obra, os vereadores pediram que as vagas de emprego fossem disponibilizadas através da Secretaria de Emprego e Renda, sob coordenação do Secretário Fernando Bordoni. A proposta foi acatada pelos diretores. Os vereadores sugeriram também que a empresa utilize 60% da mão-de-obra do município, apresente antecipadamente as vagas de emprego.
Após quatro horas de debate, os diretores da MC2 decidiram avaliar as outras propostas. Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 15 deste mês, na Câmara de Vereadores.
Compartilhe Isso