A prova foi aplicada para alunos do ensino médio de uma escola de Taguatinga, no Distrito Federal
Na prova, alunos tiveram que responder sobre a “grande pensadora contemporânea” Valesca Popozuda Foto: ReproduçãoUma questão de uma prova de filosofia de uma escola pública de Taguatinga, no Distrito Federal, vem provocando polêmica após ter sido compartilhada nas redes sociais. Na pergunta, o aluno faz uma pergunta sobre a música “Beijinho no ombro” da funkeira Valesca Popozuda, que é classificada como “grande pensadora contemporânea”.
“Segundo a grande pensadora contemporânea Walesca (sic) Popozuda, se bater de frente”, diz a pergunta. Entre as alternativas, o aluno deve escolher entre “É só tiro, porrada e bomba”, “É só beijinho no ombro”, “É recalque” ou “É vida longa”.
Na imagem compartilhada nas redes sociais, o aluno questiona no próprio teste se a pergunta deve ser levada a sério. Para o professor da faculdade de educação da Universidade de Brasília, Cleiton Hércules, a questão é descabida. “Não vejo nenhum problema em usar trechos de músicas ou poemas em provas. Por outro lado, eu faria algumas restrições ao chamar a funkeira de grande pensadora, já que esse tipo de título deve ser dado a pessoas que tenham dado alguma contribuição significativa à produção seja musical, teatral ou no campo acadêmico. Chamá-la de grande pensadora parece um exagero”, afirma Hércules.
Procurada, a Secretaria de Educação do Distrito Federal disse que não comentará o caso e que o próprio professor, Antonio Kubitscheck, falará sobre essa prova nesta manhã.