Vereadores tentam “boicotar” Sessão da Mobilidade

Por Redação
4 Min
camara
Câmara de vereadores de Candeias

Inicialmente marcada para começar às 9h, a Sessão Especial sobre a Mobilidade Urbana, na Câmara Municipal de Candeias, somente foi se iniciar as 11h40(2h e 40min depois) em razão de uma tentativa de sabotar a Audiência Pública comandada pelo Palácio do Ouro Negro, que orientou e exigiu dos Vereadores da base a ausência para que não houvesse quórum.

Durante esse período, muitos Vereadores da base do Sargento Francisco – Marivalda da Silva, Gil Soares, Lucimeire Magalhães, Pastor Lima, Waldir de Passagem dos Teixeiras, Fernando Calmon – circulavam pelos corredores e, ao telefone celular e em visita aos Gabinetes, orientavam os “comandados do Sargento” que não se fizessem presentes ao Plenário para “evitar a sessão”.

Esqueceram os “aliados do alcaide” – preocupados em agradar o prefeito que sofre processo de cassação na Justiça Eleitoral – que o Regimento Interno da Câmara, não exige “quórum” para abrir e realizar sessões especiais

Com a presença apenas do Presidente Roberto Melo e dos edis Rita Loira, Ivan do Prateado e Serrinha SS – hoje sem prestígio na Prefeitura com a manifesta insatisfação pelo abandono do bairro do Sarandi – e do autor da proposta Vereador Dr. Pitágoras, a sessão foi aberta.

Depois de iniciada a audiência, desceram para o plenário os vereadores Prof. Val e Marivalda Silva.

Estavam presentes, o Presidente da Companhia de Transporte da Bahia – CTB, Carlos Martins, ex-secretário da Fazenda do Estado, o Major Moisés Brito, Comandante da 1a CIPM, de Roberto Seixas, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Candeias, do Promotor de Justiça em Candeias, Müller Castro.

O alcaide Sargento Francisco, segundo confessaram assessores dos vereadores da base, ligou diretamente para todos os Vereadores “vetando a presença deles na sessão.

Abertos os trabalhos, o Vereador Dr. Pitágoras agradeceu a presença dos convidados e da comunidade e lamentou que, apesar de aprovada por unanimidade , apenas aqueles parlamentares estavam na casa.

Em seguida, usou a tribuna o Presidente da CTB, Carlos Martins, que frisou a importância do tema que ganhou grande repercussão depois as manifestações de junho de 2013, na Copa das Confederações.

Disse ainda que o Brasil tem previsto investimento de R$ 93 bi (noventa e três bilhões) na área. Na Bahia, o Governo do Estado tem programado investir R$ 8,5 bi(oito e meio bilhões) para a Mobilidade Urbana, especialmente na Região Metropolitana de Salvador(RMS).

Ele anunciou a transferência do Terminal Rodoviário de Salvador da área do Iguatemi para o bairro de Águas Claras, que fica no km 611 da BR 324.

Sobre o Anel Viário, o presidente da CTB disse que é algo essencial para a melhoria do tráfego de veículos em Candeias, onde circulam muitos caminhões de carga provocando muitos transtornos à população. Esse projeto vai tirar o transporte de carga da BA 522 para a BR 324.

Sobre a linha do trem no Centro Candeias, ele falou que é necessário retirá-la de lá, pois hoje não nenhuma utilidade.

O Promotor de Justiça, Müller Castro, se apresentou à Câmara Municipal de Candeias e disse que é muito importante a comunidade conhecer a função do Ministério Público Estadual que não é apenas “cassar político”, mas ajudar no exercício da cidadania no Estado Democrático Direito.
MadreDeusNoticias

Compartilhe Isso