O município de Candeias como sabemos tem um problema grave na área de segurança, devido ao alto número de homicídios, que nem sempre está ligado ao tráfico de drogas. Candeias hoje está entre as 300 cidade mais violentas do Brasil. Entre 2012 e 2013 houve mais de 125 assassinatos e esse ano já foram registradas 18 mortes violentas no município.
Segurança foi o tema da discussão na última terça feira na câmara de vereadores de Candeias, através de uma audiência pública convocada pelo vereador Dr. Pitágoras.
A sessão mais um vez deu início às 11:00h devido a ausência de alguns vereadores que ao meu ver não estão interessado na segurança de nossa cidade, pois, faltar a um evento desse mostrou um total desrespeito ao cidadão candeiense, por se tratar de um assunto de extrema importância para o município. O povo de Candeias elegeu 17 vereadores na esperança de melhoria em nossa cidade e almejando um futuro melhor para nossos filhos, porém, a falta de compromisso de alguns deles está bem clara.
Dos 17 edis eleitos pelo povo estiveram presente apenas Dr. Pitágoras, Rita Loira, Fernando Calmon, Roberto Mello, Gil Soares, Marivalda Silva, Serrinha SS , João Claudio e Professor Val.
Ivan do Prateado e Rosana de Bobó compareceram mas não permaneceram até o fim, assim como Serrinha SS que saiu antes para dar uma entrevista à radio BaianaFM.
No início depois da oração realizada pela vereadora Rita Loira discursou o Dr Pitágoras , levantando alguns questionamentos como quais medidas devem ser adotadas para redução imediata do índice de violência em Candeias, qual o papel do município e se não caberia a implantação de uma guarda municipal. Segundo Dr Pitágoras a criminalidade está tomando conta de nossa sociedade, e que os jovens estão violentos por causa da impunidade e por não ter educação, aliado a falta de segurança públicas, e que era muito cômodo para o prefeito ficar de braços cruzados e dizer que o responsável pela segurança era o estado.
Em um discurso emocionante a vereadora Rita Loira relatou detalhes de sua infância pobre e de como foi criada pelos seus pais, concordando que a solução da violência está numa educação melhor para os jovens, usando a oportunidade na tribuna a vereadora pediu também ao prefeito que invista na educação do município.
A edil também lamentou a falta dos vereadores,
“Hoje é dia de sessão extraordinária onde viemos debater assuntos importantes para o Povo de Candeias , então fiquei triste porque aconteceu como na sessão da mobilidade urbana”
A sessão teve a participação do professor Carlos Alberto Costa Gomes coordenador do Observatório da Segurança Pública na Bahia, que deu uma palestra muito interessante exibindo diversos gráficos e explicando as origens da violência na Bahia e no Brasil, apresentou também dados do DATASUS ( órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde ), que mostram que a Bahia é o estado com maior número de homicídios do Brasil.
A sua pesquisa também mostra que o número de homicídios decaíram a medida que aumentava o número de carcerários.
Participaram da discussão como convidados, os promotores de Justiça do município, Clarissa Diniz e Maurício Fontes , o Comandante da 10ª CIPM, Major Moisés, e o Sub-Tenente da Polícia Rodoviária Estadual.