Linus Torvalds, criador do Linux, reagiu de maneira agressiva ao ser questionado sobre a falta de suporte da Nvidia para dispositivos com o sistema operacional.
Em uma sessão de perguntas e respostas na Universidade Aalto, na Finlândia, Torvalds foi questionado sobre a tecnologia Optimus da Nvidia não trazer suporte à plataforma Linux.
As GPUs com a tecnologia Nvidia Optimus, apresentada em 2011, afirmam melhorar a bateria dos notebooks ao permitir ligar e desligar o processador gráfico, que funciona somente quando necessário.
Uma das estudantes presente ao encontro afirmou que possuía um notebook com a tecnologia Optimus e que somente obteve o suporte para sua plataforma Linux após utilizar códigos GitHub em sua máquina.
Torvalds iniciou sua resposta afirmando que a Nvidia é a pior empresa com a qual já teve de lidar e insultou a companhia mostrando também seu dedo médio para as câmeras que filmavam o encontro com os estudantes.
O pai do Linux compartilhou a frustração da estudante com a Nvidia e afirmou que a companhia não faz questão alguma de dar suporte a sistemas open source. Torvalds ainda ironizou e lembrou que a linha de chips Nvidia Tegra só obteve sucesso com os dispositivos Android, que também é uma plataforma aberta.
Torvalds acredita que não há muito que se fazer para influenciar a Nvidia a mudar de posicionamento, no entanto ele vê esta atitude como uma exceção e não a regra.