Uma manifestação organizada pelos Vereadores Dr. Pitágoras e Rita Loira reuniu centenas de candeenses para pedir a reabertura da Emergência e Urgência do tradicional Posto Médico Luiz Viana Filho, no bairro da Pitanga.
Fechado por ato do atual prefeito de Candeias, o Sargento Francisco, que considera dispensável tais atendimentos na atual estrutura da unidade de ensino, a decisão desagradou à maioria dos que precisam de médico durante o dia e, especialmente, durante a noite e principalmente na madrugada.
Para muitos, o Sargento não deve fazer tal transferência porque a maioria não têm dinheiro para se deslocar até o Ouro Negro que é distante do centro da cidade para um rápido ou fatal procedimento médico.
Inicialmente, uma concentração na Praça Irmã Dulce com carro de som onde usaram da palavra os Vereadores e representantes da comunidade, alertou as pessoas do ato desumano. Em seguida, todos saíram em caminhada até o Posto Luiz Viana passando pela Rua 13 de Maio e pela praça Dr. Gualberto.
Finalizando em frente ao Posto, onde tivemos uma constatação lamentável. Numa desastrosa entrevista a uma Rádio que não pertence ao município de Candeias, o Sargento disse que “era muita cara de pau, pedir a reabertura do Posto Médico Luiz Viana”, pois além do atendimento ambulatorial, havia uma ambulância 24h de plantão no posto.
O Luiz Viana estava fechado e não havia ambulância nenhuma. Pois das 200 a 300 pessoas que participaram da caminhada viram, o total descaso do Prefeito. Que não estar incomodado com a dificuldade que os munícipes têm em se deslocar muitas das vezes de madrugada para Hospital Ouro Negra e a UPA (Unida de Pronto Atendimento) que provisoriamente estar substituindo o Posto Médico, correndo vários riscos eminentes tanto da sua saúde pelo tempo resposta do pronto atendimento como pela violência que se instalou no nosso município.
Das sacadas, nas lojas e nas ruas os moradores aplaudiram a manifestação e pediram que a luta fosse mantida para tentar sensibilizar o prefeito, que tem como ponto de honra desfazer um benefício da população de baixa renda de Candeias.