Ao todo, seis instituições baianas participam do segundo Sisu deste ano, com 2.900 vagas disponíveis para diversas áreas no bacharelado ou licenciatura
Neste segundo semestre, Camila só terá duas universidades na Bahia para tentar uma vaga em Medicina: a Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) e a Federal do Oeste da Bahia (Ufob), que somam 55 vagas para o curso.
Ao todo, seis instituições baianas participam do segundo Sisu deste ano, com 2.900 vagas disponíveis para diversas áreas no bacharelado ou licenciatura. Todos os cursos têm vagas para cotas. Além de Uesb e Ufob, há vagas também nas universidades do Estado da Bahia (Uneb), Federal do Sul da Bahia (Ufesba), Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Ifbaiano). Em todo o país, o sistema vai ofertar 51.412 vagas (confira ao lado tabela com todos os cursos na Bahia).
Vale lembrar que só pode participar da seleção quem fez o Enem em 2013 e não tirou zero na redação. Cada estudante pode escolher até duas opções de curso no sistema. O prazo de inscrição é curto e vai até as 23h59 da quarta-feira.
As notas de corte dos cursos são atualizadas conforme a inscrição dos participantes em cada instituição. Foi isso que motivou Camila a mudar de opção de curso na primeira edição do Sisu, no começo do ano. Ela acabou optando por Enfermagem, depois de perceber que sua nota não a classificaria para Medicina. Dessa vez, ela volta a ter esperança.
“[Enfermagem] não é o curso dos meus sonhos e eu vou tentar Medicina em todas as universidades possíveis do país”, diz. Em todo o Brasil, os cursos de Medicina terão 1.374 vagas disponíveis, 161% a mais do que no mesmo período do ano passado, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Inscrição
Para se inscrever no Sisu, o candidato deve acessar o site do sistema: sisu.mec.gov.br e informar, em ordem de preferência, as duas opções em instituição, local, curso e turno. Se o estudante resolver mudar de destino e escolher outro curso ou quiser cancelar a participação, é possível fazer isso dentro do período de inscrição.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de junho. A matrícula vai acontecer nos dias 9, 10, 11 e 13 de junho. Já a segunda chamada sai no dia 24 de junho e a matrícula será de 27 de junho a 2 de julho. Se ainda nesta etapa você não for convocado, pode se inscrever na lista de espera entre 24 de junho e 7 de julho. A convocação da lista de espera acontece a partir de 14 de julho.
|
---|