Categories: oldpost

Metrô começa a funcionar de graça às 12h, depois de 14 anos em obras

Hoje, às 10h, a presidente Dilma participa da viagem inaugural, da Lapa até o Retiro. Já às 12h, começa a operação assistida

Tente lembrar onde você estava há 14 anos. Você pode achar que nem é tanto tempo, mas, imagine, as torres gêmeas do World Trade Center estavam de pé e a passagem de ônibus em Salvador custava R$ 0,80. O Brasil ainda era tetra, e o metrô de Salvador começava as obras.

Em 2001, a Apple lançava o iPod e a cédula de R$ 2 entrava em circulação. O presidente ainda era Fernando Henrique Cardoso, e a Polícia Militar baiana começava a primeira de três greves em 14 anos. E o metrô de Salvador estava em obras.

Bonocô ainda com faixa exclusiva, em foto feita – com máquina de filme! – meses antes do início das obras
(Foto: Claudionor Junior/Arquivo Correio)

A previsão inicial era que a população pudesse usar os trens em 2004 – ano em que Mark Zuckenberg criava o Facebook. Na mesma época, o saudoso Orkut também era desenvolvido. E o metrô de Salvador estava em obras.

Em tantos anos, o metrô já viu Bahia e Vitória mudarem dez vezes de série no Brasileirão, viu a Fonte Nova cair, ser demolida e se reerguer; viu o Brasil penta em 2002, a Itália tetra em 2006 e a Espanha campeã em 2010. Ou seja, vai agora para sua quarta Copa do Mundo… E continua em obras.

Anos depois – e bota anos nisso – o cenário mudou. A paisagem da avenida é marcada pelos trilhos elevados (Foto: Marina Silva/Arquivo Correio)

Mas, dessa vez, ele não só vai assistir à Copa, como vai até participar do esquema de transporte. Depois de 14 anos, finalmente, o negócio, mesmo inacabado, entra nos trilhos. Nesta quarta-feira (11), às 10h, a presidente Dilma Rousseff participa da viagem inaugural, que vai da Lapa até o Retiro.

Já às 12h, começa a operação assistida. É sua vez: basta aparecer, até as 16h. Não vai custar nada e continuará assim até 15 de setembro, quando terá início a operação comercial.

Transporte

As obras vão até 2017, quando, pelo cronograma atual, deve ser concluída a Linha 2. Só para dar uma ideia,  em 2000, Salvador tinha uma frota de 412.852 veículos. Hoje, esse número mais do que duplicou: são 873.774 automóveis, segundo o Detran.

“Nesse período, houve um incentivo grande do governo federal para a venda de carros. Sem transporte público de qualidade, não há alternativa”, analisa o arquiteto e historiador Francisco Senna.

O problema é que a paisagem da cidade, de acordo com ele, não mudou muito – pelo menos, no que diz respeito à estrutura viária. “Foram construídos alguns viadutos, mas foi pouco. Como o sistema de transporte não evoluiu, tudo congestiona”, explica.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), de 2000 para cá, foram feitos três grandes viadutos ou complexos viários em Salvador: o Dois de Julho, em São Cristóvão, a Via Expressa e a duplicação da Cia-Aeroporto. Além disso, o Complexo do Imbuí está sendo construído desde maio de 2013.

Além dos viadutos, a estrutura de concreto do metrô elevado mudou a paisagem e hoje marca a Avenida Bonocô. Ironicamente, em 14 anos, a via por onde passa o metrô  só teve o trânsito aliviado com uma obra para carros. “Sempre foi carregado, porque era o principal acesso da BR-324. Hoje, com a Via Expressa, o fluxo é menor”, analisa a arquiteta e especialista em trânsito Cristina Aragón.

Uma vida

Já deu para perceber que 14 anos é uma vida! A estudante soteropolitana Jana Beltrão, por exemplo, tinha meses de nascida quando o metrô começou a ser construído. Hoje no 9º ano, já perdeu as contas de quantos livros já leu, já acompanhou sete séries de TV e já participou de um filme.

Jana dedicou seis anos da vida ao balé e quatro ao teatro. Extrovertida, não gosta de ficar em casa. Inquieta, já teve o cabelo loiro com pontas azuis, loiro com vermelho até chegar ao ruivo atual.

Ela deixou de ser caçula, ganhou uma irmã e foi visitá-la, há dois anos, na Alemanha, onde nasceu a pequena Caroline, 6. E, em todo esse tempo, óbvio, jamais andou no metrô de Salvador. “Eu andei de metrô primeiro na Alemanha, achei genial, rápido, as pessoas muito educadas”, conta. Pois, Jana… Agora, você pode.

Ele não é o menor do mundo! Metrô de Salvador ocupa posição 171 no ranking

Você já ouviu por aí que o metrô de Salvador é o menor do mundo. Só que não. Com 7,3 km de extensão, o nosso sistema fica na posição 171 em extensão, segundo dados do World Metro Database. No quesito número de estações, aí sim ele é o menor, ao lado de Newark (EUA), que também tem quatro.

Correio24

Share

Ultimas Noticias

  • Candeias

Hospital Ouro Negro volta à gestão da Prefeitura de Candeias após encerramento de intervenção judicial

O Hospital Municipal José Mário dos Santos, conhecido como Ouro Negro, retornará à gestão integral…

9 horas atrás
  • Candeias

Eleições Municipais de Candeias: Justiça Eleitoral Apura Denúncias de Fraude à Cota de Gênero

As eleições municipais de 2024 em Candeias, Bahia, estão sendo marcadas por disputas acirradas e…

9 horas atrás
  • Entretenimento

Andressa Urach é internada após gravação de conteúdo com 8 parceiros simultaneamente

A influenciadora e ex-Miss Bumbum Andressa Urach precisou de atendimento médico na última terça-feira (19),…

1 dia atrás
  • Candeias

Inscrições abertas para a Corrida das Mulheres em Candeias

Estão abertas as inscrições para a Corrida das Mulheres, evento que acontecerá no dia 15…

1 dia atrás
  • Candeias

Candeias inicia distribuição de tickets para cestas natalinas nesta quinta-feira (21)

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), dará…

1 dia atrás
  • Camaçari

Explosão provoca incêndio na Braskem no Polo de Camaçari

Uma explosão de grandes proporções atingiu as instalações da Braskem no Polo Petroquímico de Camaçari,…

3 dias atrás