A Globo não deu destaque para um dos momentos mais aguardados da abertura da Copa do Mundo, realizada na tarde desta quinta (12), no Itaquerão, em São Paulo. A emissora deixou de exibir o momento histórico para mostrar um link ao vivo do ônibus da seleção brasileira. O erro só foi corrigido depois, com a exibição de imagens recuperadas do arquivo.
A emissora exibiu ao vivo apenas poucos segundos do chute de Juliano Pinto, de 29 anos, com paraplegia completa de tronco inferior e membros inferiores. O jovem estava utilizando o exoesqueleto, equipamento desenvolvido pela equipe do cientista brasileiro Miguel Nicolelis. O “pontapé” ocorreu graças a um equipamento controlado diretamente pelo cérebro.
Pelas redes sociais, as pessoas reclamaram por não ter podido acompanhar o lance que marcou o começo do Mundial. Segundo o Comitê Organizador da Copa do Mundo, o “pontapé inicial” aconteceu fora do campo de jogo, para não prejudicar o gramado por causa do peso do equipamento.
Leia Também
O plano foi desenvolvido pelos cientistas do projeto “Andar de novo”, encabeçado pelo brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e do Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra (IINN-ELS).