Lusos venceram Gana por 2 a 1; com o resultado as duas equipes dão adeus ao torneio
Portugal e Gana entraram em campo no Mané Garrincha, em Brasília, precisando bater o adversário e de olho no resultado do outro jogo do grupo G, entre Estados Unidos e Alemanha, que se enfrentavam no mesmo instante na Arena Pernambuco, no Recife.
Últimos colocados da chave, as equipes necessitavam dos três pontos e tirar a diferença negativa no saldo de gols com relação aos adversários. Por conta disso, o primeiro tempo começou bastante movimentado, com boas chances para os dois lados. Logo aos 4 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu a bola na ponta direita e tentou surpreender o goleiro Dauda, que estava adiantado. O chute queimou o travessão.
Gana, que não contou com dois de seus principais jogadores, Muntari e Boateng, suspensos por atos de indisciplina, respondia em rápidos contra-ataques.
O gol saiu com 29 minutos. João Moutinho rolou para Miguel Veloso na ponta esquerda e o camisa 4 português cruzou para a área de Gana. O zagueiro John Boye tentou cortar o passe e acabou colocando contra a própria baliza. Gol contra. 1 a 0 Portugal.
Na segunda etapa Gana empatou com Asamoah Gyan. André Ayew recebeu na ponta esquerda e cruzou de trivela para o artilheiro das Estrelas Negras escorar de cabeça. Golaço.
Naquele momento, como os Estados Unidos iam perdendo para a Alemanha, Gana precisava apenas de uma vitória para avançar no torneio. Mas o goleirão Dauda, em uma trapalhada bisonha, colocou tudo a perder: Nani cruzou da ponta esquerda e, no meio do bate-rebate, Dauda ajeitou a bola com um tapa para Cristiano Ronaldo encher o pé. E foi só. Com o resultado as duas seleções deram adeus ao torneio. Alemanha e Estados Unidos foram os classificados no grupo G.