O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou os secretários que vão formar a equipe que administrará a cidade, nesta sexta-feira (14/12), em coletiva no Centro de Cultura da Câmara Municipal.
Segundo Neto, a equipe tem um perfil técnico, mas também com a presença política. “A equipe é plural. Algumas têm história na política, algumas têm história na administração pública e outras foram convidadas pela primeira vez a assumir esse desafio.”
Ele falou que teve liberdade total na composição da equipe e compreensão dos partidos da coligação que o elegeu.
Dos 12 secretários, foram anunciados 10, listados em ordem alfabética:
— Guilherme Bellintani – Desenvolvimento, Turismo e Cultura
— Ivanilson Gomes (PV) – Cidade Sustentável
— Ivete Sacramento – Reparação
— João Carlos Bacelar (PTN) – Educação
— José Antônio Rodrigues Alves – Saúde
— José Carlos Aleluia (DEM) – Urbanismo e Transporte
— Maurício Gançalves Trindade (PR) – Promoção Social e Combate à Pobreza
— Paulo Ricardo Costa – Fazenda
— Paulo Fontana – Infraestura e Defesa Civil
— Rosemma Burlacchini Maluf – Ordem Pública
Ainda são desconhecidos os nomes das secretarias da Casa Civil e de Gestão. No entanto, o novo prefeito afirmou que já foram sondados. A equipe estará completa até o dia 31 de dezembro.
Também foram divulgados os responsáveis por agências e órgãos:
— Roberto Messias – Agência Geral de Comunicação
— João Inácio Ribeiro Romaneto – Chefe de Gabinete
— Pedro Godinho (PMDB) – Assessoria de Assuntos Institucionais
— Luciana Rodrigues Vieira Lopes – Procuradora Geral do Município
— Isaac Edington – Escritório da Copa do Mundo 2014
— Reinaldo Braga Filha – Coordenação de Prefeitura de Bairro
Uma exigência imposta pelo novo prefeito é de que quem ocupar ocupar posição de primeiro escalão na prefeitura não poderá ser dirigente partidário.
ACM Neto disse que procurou compor o governo reunindo questões que ele considera essenciais para o exercício da atividade pública.
“Competência, espírito público, capacidade de desempenhar a função e, sobretudo, adequação do perfil da pessoa que vai ocupar a função com o órgão que vai dirigir.”
Transporte
Um dos assuntos que mais afetam os moradores de Salvador, o transporte, foi comentado pelo novo secretário do Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia (DEM).
“O maior desafio é mobilizar a sociedade baiana, no sentido de que a cidade toda ajude a resolver esse problema. Esse problema não é para um super-homem, eu não sou super-homem, não tenho uma equipe de super-homens”, disse Aleluia.
O secretário afirmou que a prioridade será o transporte coletivo. “Mas não vamos tirar os carros da rua, vamos ordenar as coisas. Isso é possível, desde que todos ajudem.”
Aleluia também repetiu a promessa da implantação do bilhete único, promessa de campanha de ACM Neto, e antecipou uma operação “tapa-buraco” nas ruas de Salvador, já no mês de janeiro.
Para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, Aleluia disse que a prefeitura irá odernar as linhas de transporte, além de apostar no funcionamento do metrô. “O metrô está pronto, é só questão de encontrar soluções junto com o governo do Estado.”
TribunadaBahia