Kieza marcou o primeiro gol com a camisa tricolor. Henrique fez para o Palmeiras.
Um empate, que não é bom negócio para nenhuma das partes, foi o que restou para Bahia e Palmeiras depois do duelo da tarde deste domingo (3), no Pacaembu. Os donos da casa saíram na frente na partida da 13ª rodada do Brasileirão, com um gol de Henrique no segundo tempo, mas poucos minutos depois o Esquadrão empatou com Kieza, que marcou o primeiro gol dele com a camisa tricolor. A reação esperada pelas duas torcidas ainda não veio e os times ampliam as sequências sem vencer na competição.
A contabilidade tricolor chegou aos 10 jogos sem registrar vitória no campeonato. Com o empate e um ponto marcado, nada mudou na situação tricolor na tabela de classificação. Agora com 10 pontos, o Bahia permaneceu em 19º, na vice-lanterna e empatado em pontos com o Flamengo, que voltou à última colocação. Com 14 pontos, o Palmeiras, que chegou à sétima rodada sem vencer, perdeu uma posição e saiu de campo ocupando o 14º lugar.
Na 14ª rodada do Brasileirão o Bahia voltará a jogar em casa e recebe o Goiás, no sábado (9), para o duelo na Arena Fonte Nova, a partir das 18h30. Mas antes, na quarta-feira (6), o Tricolor tem jogo pela Copa do Brasil e também na Fonte Nova recebe o Corinthians na partida de volta da terceira fase da competição, brigando por uma vaga nas oitavas. O próximo compromisso do Palmeiras no Brasileirão será no domingo (10), quando o Alviverde encara o Atlético Mineiro, no Independência, a partir das 18h30.
O jogo
Quando a bola rolou no Pacaembu deu início a um jogo páreo. O Bahia marcava bem, mas faltava mobilidade e velocidade no meio-campo. O jeito era apelar para a ligação direta, nos lançamentos longos, mas a estratégia facilitava o desarme do Palmeiras.
As jogadas pelas laterais acabaram se tornando a melhor alternativa tricolor, mas era poucos acionadas. Enquanto isso os donos da casa também sentiam a dificuldade de encontrar espaço diante da marcação consistente apresentada pelo Bahia, o que deixava o jogo equilibrado, mas sem grandes momentos ofensivos.
Mais atento aos espaços deixados pela marcação para chegar com perigo, o Palmeiras foi o primeiro a criar chance de gol e chegou perto dele aos 25 minutos. Wesley chutou forte e rasteiro da ponta esquerda da área, Lomba se jogou, conseguiu o desvio na ponta dos dedos e a bola ainda tocou a rede pelo lado de fora.
No lado oposto o goleiro do Palmeiras praticamente não tinha trabalho. Só aos 32 minutos o Bahia chutou ao gol, mas sem grande perigo na tentativa de Rafael Miranda, de longe, que Fábio segurou sem problemas. Com dois times limitados, o primeiro tempo chegou ao fim sem o registro de boas jogadas ou grande ameaça ao gol do adversário.
Na volta para o segundo tempo as equipes mostraram mais movimentação nos minutos iniciais. O Bahia chegou a marcar presença no campo de ataque, se aproximando bem da área alviverde, mas foi o Palmeiras quem ofereceu perigo primeiro. Henrique pegou de primeira na bola levantada por Josimar para a área e mandou perto do gol de Marcelo Lomba, aos oito minutos. Pouco depois foi a vez do Bahia criar sua melhor chance até aquele momento do jogo.
Kieza chegou pelo fundo na direita, ajeitou para Marcos Aurélio com passe na medida, mas ele perdeu, de frente para o gol. Depois da grande chance desperdiçada, o Tricolor acabou punido pelo rival. Depois que Victor Luis mandou o cruzamento para a área do Bahia, Henrique subiu para fazer o desvio de cabeça e mandou para o fundo do gol de Marcelo Lomba, aos 15′. Mas o Esquadrão foi rápido na reação e empatou o jogo dois minutos depois.
Pará invadiu a área pela esquerda, cruzou rasteiro para Kieza e ele pegou de primeira para mandar para o gol de Fábio. Com o empate restabelecido rapidamente, o jogo seguiu aberto, com o Bahia mais livre nas saídas para o ataque. O Palmeiras não recuou e também encontrava espaço para chegar, principalmente no cruzamentos. Mas sem novas tentativas certeiras, o empate persistiu até o final do jogo no Pacaembu.
Palmeiras 1 x 1 Bahia – 13ª rodada do Brasileirão 2014
Data: 3/8/2014, 16h
Local: Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA-RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Gilberto Stina Pereira
Palmeiras: Fabio; Wendel (Weldinho), Lúcio, Marcelo Oliveira e Victor Luis; Josimar, Wesley e Felipe Menezes (Patrick Vieira); Leandro, Mouche (Mendieta) e Henrique. Técnico – Ricardo Gareca
Bahia: Marcelo Lomba; Roniery, Demerson, Titi e Pará; Fahel (Feijão), Rafael Miranda e Uelliton; Rhayner, Marcos Aurélio (Henrique) e Kieza (Emanuel Biancucchi). Técnico (interino) – Charles Fabian
Reportagem iBahia