Colégio da Polícia Militar de Candeias supera meta do Ideb proposta para o Brasil

Por Redação
4 Min

MEC divulga o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. CPM FPO atinge, em 2011, meta prevista para ser alcançada em 2017.

O Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira superou a meta na educação proposta pelo Ministério da Educação (MEC) para ser alcançada em 2011 no ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta terça-feira, 14 (veja os gráficos abaixo).

Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira supera meta do Ideb proposta para o Brasil
Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira supera meta do Ideb proposta para o Brasil


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo MEC através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio. Como a Prova Brasil pretende analisar a qualidade da turma com a maior abrangência, os alunos fazem provas diferentes que só podem ser avaliadas em conjunto.

Assim, não há nota individual.

Estudantes do CPM FPO, dos anos finais do ensino fundamental – 8ª série (9º ano) – obtiveram 4,0 pontos em 2011, quando a meta a ser alcançada era 2,9. Aquele índice de 4,0 pontos é a previsão de meta a ser alcançada no ano de 2017! Mas já fora atingido agora em 2011.

Este resultado de 4,0 pontos, alcançado pelos alunos que hoje estão cursando o 1º Ano do ensino médio, evidencia-se ainda mais quando comparado aos índices do município de Candeias (3,1), do estado da Bahia (3,3) e da região Nordeste (3,5). Além disso, 39% dos municípios e 44,2% das escolas do Brasil ficaram abaixo da meta estabelecida pelo MEC.

O Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira está muito orgulhoso dos resultados alcançados, com a certeza que esta meta não seria superada sem a participação conjunta e fundamental dos professores, policiais, funcionários civis, alunos e suas famílias. Precisamos continuar trabalhando e estudando diariamente com muita dedicação, pois a meta estabelecida pelo MEC para o ensino fundamental II em 2021 é 5,5, índice compatível com os países desenvolvidos.

Fonte: MEC

Texto: Capitão PM Carlos Eduardo
Diagramação e Gráficos: Soldado PM Costa de Lacerda
Revisão: Major PM Prado

MEC divulga o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. CPM FPO atinge, em 2011, meta prevista para ser alcançada em 2017.

Compartilhe Isso