A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na televisão começará a ser veiculada a partir de 19 de agosto. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) só divulgará o tempo que cada coligação terá na próxima sexta-feira (8), mas, extraoficialmente, os candidatos ao governo do estado já têm uma estimativa do que terá disponível para "vender o peixe" e, ao Bocão News, revelaram as estratégias para as primeiras semanas de horário eleitoral.
Se os nomes que despontam ‘na cabeça’ das pesquisas eleitorais falam em "apresentar uma campanha propositiva e sem ataques", os candidatos com menor poder de investimento e estrutura pretendem usar a criatividade para driblar o pouco tempo de horário eleitoral e apresentar uma imagem positiva.
Os programas eleitorais irão ao ar por 47 dias, se estendendo até 2 de outubro, a três dias do pleito. Em caso de segundo turno, a data para o início da veiculação é 11 de outubro, quinze dias antes, e deve terminar no dia 24 de outubro, a dois dias das eleições.
Para esse período de horário eleitoral, as equipes de Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM), Renata Mallet (PSTU) e Rogério Tadeu da Luz (PRTB) já desenharam o plano para levar os candidatos ao Palácio de Ondina.
Lídice da Mata – Prefeita de Salvador entre os anos de 1993 e 1996, a senadora da República, candidata pela Coligação Um Novo Caminho para a Bahia (PSB/PSL/PPL) deve ter 1 minuto e 40 segundos para o horário eleitoral. Com pouco tempo, a estratégia da socialista gira em torno de demonstrar que o projeto eleitoral é diferente dos principais opositores. Segundo a equipe de marketing, ela pretende se mostrar uma alternativa melhor do Rui Costa, "que representa o continuísmo" e Paulo Souto, "que representa o retrocesso". O histórico da candidata e as bandeiras socialistas também estarão em foco nas primeiras edições do horário eleitoral. A promessa é que a candidata não perca o já reduzido tempo que dispõe tentando desconstruir os discursos dos outros candidatos.
Marcos Mendes – O geólogo promete utilizar de muita criatividade para conseguir passar suas mensagens com o tempo estimado entre 1 minuto e 15 segundos de horário político eleitoral. Nos primeiros programas na TV e no rádio tocará em pontos como o financiamento público de campanhas e expor problemas no atual processo político. A ideia é fazer a apresentação das plataformas do candidato com uma pitada de humor para quebrar a seriedade peculiar das propagandas de horário político. Com essa estratégia, pretende convencer os baianos de que o projeto político do PSOL é a melhor alternativa para governar o estado.
Paulo Souto – Respaldado pela liderança nas pesquisas até então divulgadas, o demista promete adotar uma linha "paz e amor" e "em time que está ganhando não se mexe". Nada de ataques aos principais adversários. A proposta é focar exclusivamente no perfil do candidato e na experiência que o candidato já acumulou ao governar o estado em duas passagens: a primeira, de 1995 a 1999 e o segundo momento entre 2003 e 2007. Segundo a assessoria de marketing do ex-governador, são esses fatores que mantém Paulo Souto líder das pesquisas divulgadas.
O candidato oposicionista da Coligação Unidos pela Bahia (DEM / PSDB / PMDB / SD / PTN / PROS / PRB / PSC / PTC / PV / PPS / PRP / PT do B / PSDC / PHS) deve ter aproximadamente 7 minutos de tempo de horário eleitoral, só ficando atrás do candidato governista Rui Costa em tempo de horário eleitoral.
Renata Mallet – Com a menor perspectiva de tempo de propaganda eleitoral gratuita, cerca de 1 minuto e 7 segundos, a candidata do PSTU pretende usar o horário para expor os principais projetos para o estado e apresentar a realidade do que considera "duas Bahias". O primeiro estado, segundo a equipe de marketing da campanha, dominado pelos ricos e o outro, à marginalidade, que é dos trabalhadores. A ideia é chamar os trabalhadores para conhecer o projeto de governo e lembrar o que foi "o governo da direita de Paulo Souto" e "o que foi a esquerda no governo Wagner". Em seguida, num segundo momento, a estratégia nos programas eleitorais seguintes é aprofundar os projetos da candidata em todas as áreas.
Rogério Tadeu da Luz – Ao ataque, mas com a promessa de responsabilidade. Desconstruir os discursos dos candidatos que estão nas frentes da pesquisa será tarefa para o candidato da Coligação com o PRTB e o PEN no horário político eleitoral. A ideia da equipe de marketing é não engessar o candidato e deixá-lo livre para fazer as críticas e mostrar as alternativas. Para desmistificar associada à irreverência, a proposta é injetar conteúdo e propostas. A "marca Da Luz" foi criada nas eleições majoritárias anteriores, mas a ideia, ainda segundo a equipe de marketing, é fazer algo completamente diferente para que os projetos ofusquem completamente o lado irreverente e polêmico do candidato. Da Luz vai tentar fazer isso tudo em cerca de 1 minuto e 30 segundos.
Rui Costa – Será o candidato ao governo da Bahia com o maior tempo de propaganda eleitoral. A Coligação Pra Bahia Mudais (PT / PP / PSD / PDT / PR / PC do B / PTB / PMN / PT do B / PHS) vai render ao petista ao em torno de 7 minutos e 40 segundos. Incialmente, a estratégia de marketing irá à direção de apresentá-lo ao grande público e torná-lo conhecido do eleitorado baiano. A associação com os candidatos Dilma Rousseff (à presidência) e Otto Alencar (ao Senado Federal) também será vistas nas primeiras edições do horário eleitoral. Segundo a equipe de marketing, será uma campanha "estritamente propositiva", enaltecendo o que foi feito de bom na gestão Wagner e apresentando projetos para dar continuidade às mudanças no estado.
O sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda dos partidos ou coligações no horário eleitoral acontece até 12 de agosto, conforme prevê a Lei Eleitoral. As propagandas dos candidatos a presidente e deputado federal são exibidas às terças e quintas-feiras e aos sábados. Já os candidatos a governador, deputado estadual e senador apresentam as propostas às segundas, quartas e sextas-feiras.
Com apostas na força das proposições, na polêmica e até humor, e com estratégias definidas, resta saber qual dos candidatos ao governo do estado conseguirá fazer com que o tempo de propaganda gratuita na TV e no rádio torne-se mais atrativo para os eleitores baianos e encurte o caminho para o Palácio da Ondina.