Os convocados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para trabalhar como mesários nas eleições de 2014, participaram nesta quarta-feira, dia 20, do treinamento para atuar zona eleitoral de Candeias. Durante o curso os mesários assistem a um vídeo didático, tiram dúvidas e aprendem a manusear a urna eletrônica. Os treinamentos acontecerão até setembro.
O cidadão que não comparecer ao treinamento será novamente convocado, informou Deilton Cardoso, técnico do Cartório Eleitoral de Candeias em entrevista ao programa Fala Comigo desta quarta-feira. “O mesário que não comparecer as eleições implicará em multa que será estabelecida pelo juiz responsável pela comarca e não terá direito a certidão negativa da Justiça Eleitoral e na maioria das vezes, as empresas pedem e as faculdades no ato de matricula que é muito importante”, explicou.
O mesário recebe dois de folga, obtém vantagem de desempate em concurso público, o universitário pode ainda utilizar as horas trabalhadas na eleição como crédito para as atividades curriculares complementares, caso a faculdade tenha convênio com a Justiça Eleitoral.
BaianaFm