Diferente dos outros lugares da região Metropolitana onde as solenidades de posse foram marcadas pela tranquilidade e bom andamento dos trabalhos, em Candeias o filme se repetiu a exemplo de anos anteriores, ao que se refere às eleições para nova Mesa Diretora da Casa Legislativa. O evento estava marcado para começar ao meio-dia, depois da missa em ação de graças, no entanto as articulações entre os vereadores irritavam cada vez mais o público presente que, reagiu com vaias e protestos.
Os nomes mais cotados para assumir a presidência da Câmara de Vereadores eram dos edis:
Serrinha SS (PTdoB), Gil Soares (PTB) e Alcione Cica (PMN), no entanto, os dezessete vereadores não chegaram a um acordo com nenhum dos nomes citados e acabaram votando no vereador de chapa única Roberto Melo (PRP), tendo como vice presidente a vereadora Alcione Cica.
As surpresas não acabaram por aí. Também sem pretensão alguma, o vereador Valdir de Passagem dos Teixeiras (PDT) será o primeiro secretário e Fernando Calmon (PSD) assume a segunda secretaria. O vereador Serrinha SS, citado na entrevista da vereadora Marivalda (PT) como o mais cotado para assumir a presidência, precisou beber muita água para digerir a não aceitação do seu nome que, até então, era o mais provável entre os edis.
Em primeiro pronunciamento como presidente, Roberto Mello disse não acreditar no que estava acontecendo, mas que a vitoria veio de Deus. “Eu agradeço e vou tentar desempenhar um bom trabalho na câmara”, encerrou.
Segundo informações, os 17 vereadores chegaram há algum momento a ser o presidente da Casa, mas apos sair da reunião os corredores conspiravam contra as decisões e jamais se chagavam a um acordo. Fonte segura afirmou ainda que a articulação do nome de Roberto Mello para a presidencia da Câmara passou pelo ex-vereador Bobó e o prefeito Sargento Francisco.
Após quase seis horas de articulação política entre os vereadores, a solenidade foi encerrada por volta das 18h, deixando mais uma marca negativa ao eleitor de Candeias
EMPOSSADOS NA TARDE DA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (1)
Prefeito: Sargento Francisco (PMDB) e seu vice Bom Jorge
Vereadores:
Drº Pitágoras ( PP – 1598 votos)
Alcione (Cica) (PMN – 1398 votos),
Serrinha SS (PT do B – 1.055 votos),
Profº Val (PSD – 1.032 votos),
Lucimeire (PTC – 1.030 votos),
Marivalda (PT – 1.004 votos),
Valdir (PDT – 937 votos),
Gil (PTB – 797 votos),
Rita Loira (PR – 797 votos),
Rosana de Bobó ( PHS – 727 votos),
Ivan Prateado (PRP – 723 votos),
Washington de Passé (PHS – 722 votos),
Roberto Melo (PRP – 686 votos),
Pastor Lima (PT do B – 668 votos),
Rafa de Beijoca (PR – 653 votos),
Fernando Calmon ( PSD – 606 votos)
João Cláudio ( PMDB – 532 votos)
Baiana FM