Fundação Dr. Jesus completa 23 anos com homenagens a apoiadores

Por Redação
3 Min

isisdorio-fundacaodoutorjesus

Alojamentos coletivos e espaços de lazer com mesa de jogos e áreas de esportes com piscina e quadra de areia, além de acompanhamento de pedagogos, psicólogos, nutricionista e assistentes sociais. Esta é parte da estrutura da Fundação Dr. Jesus, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que está completando 23 anos de criação e oferece gratuitamente tratamento contra a dependência química.

O governador Jaques Wagner, acompanhado do secretário do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Cesar Lisboa, entre outras autoridades, visitou o local na manhã deste sábado (13). Além de rever as instalações, o governador foi uma das personalidades homenageadas com o título ‘Amigos da Fundação’.

“A fundação mostra a capacidade que as pessoas têm de superar problemas, de construir e fazer o bem. Aqui é feito um acolhimento que tira a pessoa do vício da droga e a coloca no caminho do bem’’, disse Wagner.

Com o apoio de convênios firmados com o Governo do Estado, inicialmente por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e atualmente por meio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDH), a Fundação Doutor Jesus atende cerca de mil pessoas oriundas de diversas cidades baianas.

De acordo com o diretor administrativo da instituição, Tancredo Isidório, “esta parceria com o governo estadual é de suma importância. Destes mil internos, temos convênio com o Estado para o atendimento de 600’’. Entre 29 mil e 30 mil pessoas já passaram pela fundação nessas mais de duas décadas de funcionamento. Eles recebem em média cinco refeições diárias e, durante o tratamento, podem receber visitas de amigos e familiares.

Cursos 

Quem procura o centro de recuperação, além de ter a possibilidade de realizar o tratamento contra a dependência química, pode participar de cursos profissionalizantes, também oferecidos gratuitamente. Das aproximadamente mil pessoas que fazem tratamento na fundação, 100 são mulheres.

Monitora do curso de Corte e Costura, Ivana Andrade explicou que “as alunas aprendem a fazer lençóis, forro de cama, fronhas, peças íntimas, camisas e o roupão que eles estão vestidos para receber o governador hoje’’. Ela informou ainda que a comunidade também participa, e alguns homens que fazem tratamento na fundação participam do curso. “Tivemos um aluno que saiu daqui e foi trabalhar numa fábrica de roupas em São Paulo”.

Conforme o titular da Sedes, Cesar Lisboa, a Fundação Dr. Jesus trabalha vários aspectos da superação do problema, desde a questão da retomada da autoestima até os padrões mínimos de disciplina pessoal. “Tudo isso faz com que este trabalho seja bastante interessante. Hoje, o Governo do Estado tem 11 convênios com entidades semelhante, que estão espalhadas por vários lugares da Bahia’’. O cantor gospel Roberto Cordeiro e a banda da Polícia Militar se apresentaram no evento.

Fonte: Secom/BA

Compartilhe Isso