Foi protocolado essa manha (25) pela Vereadora Rita Loira um pedido em caráter de urgência para uma Campanha de prevenção e controle da Dengue, implementando políticas públicas para evitar principalmente os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, principalmente após a confirmação pelo Ministério da Saúde do vírus Chikungunya em Feira de Santana-BA que e uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictos que possui os sintomas parecidos com a da dengue.
A campanha deve estabelecer ações, como notificação e investigação de casos e mortes pela doença; mapeamento das áreas; uso de larvicida em casas, aquisição de capas para vedação das caixas d’água, e fazer recolhimento de Pneus e resíduos de pequeno porte que devem ser descartados para evitar o acúmulo de água e a condição favorável para a proliferação do mosquito da dengue, colocar as armadilhas para os mosquitos, chamadas de ovitrampas, (estabelecendo os dias para atuação em cada bairro e distritos da cidade).
Leia Também
Em justificativa a vereadora diz que essa campanha de 2014 visa à prevenção e controle da dengue, e que pretende evitar principalmente os criadouros do mosquito em nossa cidade.
“As condições climáticas atuais favorecem a circulação do inseto fazendo com que todos os anos milhares de pessoas peguem Dengue, que é uma doença séria e pode matar, mas também pode ser evitada se atitudes efetivas forem tomadas.
Por isso acredito que o presente pedido de providencia será aprovado por unanimidade, como espero que o executivo acate a sugestão. Disse Rita Loira.
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada.