Índice de criminalidade em Candeias reduz após implantação de videomonitoramento

Por Redação
2 Min

Parceria entre Prefeitura e Polícia Militar ajudou a baixar a estatística em níveis expressivos

Central de Videomonitoramento

Inaugurada em 14 de agosto de 2013, a Central de Videomonitoramento de Candeias tem apresentado resultados positivos tanto na prevenção como na repressão a delitos, além de ajudar a elucidar diversos crimes. Esses resultados foram informados pela 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, num balanço de onze meses de atividade, apresentado no mês de agosto na Câmara de Vereadores.

O sistema de videomonitoramento conta com 35 câmeras de alta resolução em HD. As imagens chegam à Central de Videomonitoramento, que possui 10 monitores profissionais HD e rádios de transmissão de última geração, onde policiais e agentes municipais acompanham em tempo real. Ao perceberem qualquer atividade ilícita ou suspeita, acionam os policiais das viaturas, que chegam ao local do crime com mais agilidade e eficiência.

Ao saberem do videomonitoramento e do seu efetivo benefício, os cidadãos se sentem muito mais seguros. Já os meliantes, ao saberem que estão sendo observados por policiais, tendem a se sentir inibidos de atuar.

Por intermédio dos operadores da Central de Videomonitoramento e dos demais policiais militares, já foram identificadas e presas dezenas de criminosos, flagrados pelas câmeras espalhadas no centro comercial e em diversas ruas de Candeias. Alguns dos flagrantes foram de furto de moto, furto a estabelecimentos comerciais, tráfico de drogas, posse de drogas e substâncias entorpecentes, porte de arma de fogo, porte de arma branca, roubo, homicídio consumado, homicídio tentado, comércio ilegal e adulteração de combustível, veículo clonado, lesão corporal, acidentes de veículos com e sem vítima e assaltos.

Devido ao esforço conjunto entre a Prefeitura de Candeias e a Polícia Militar da Bahia, os índices da estatística criminal teve uma redução expressiva, conforme gráfico abaixo:

Índice de redução da criminalidade em Candeias (agosto/2013 a julho/2014):

grafico redução da criminalidade

Compartilhe Isso