Caminhada do Outubro Rosa de Candeias mobiliza mulheres contra o câncer de mama

Por Redação
4 Min

O movimento contou com a participação de mais de 200 pessoas

outubro-rosa

Para incentivar as mulheres ao autoexame e à realização de consultas médicas periódicas para prevenir ou diagnosticar o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Candeias realizou uma caminhada pelo Outubro Rosa nesta sexta-feira (10), por diversas ruas da cidade. O movimento contou com a participação de mais de 200 pessoas, a maioria mulheres, incluindo a primeira-dama do município, Rosineide Conceição, a chefe de gabinete do prefeito, Graça Ferreira, a sub-secretária de Saúde e Lúbia Macedo. O secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Santana, também esteve presente na caminhada, apoiando a causa conta esta doença que também atinge os homens.

Vestindo camisas rosas, as mulheres de coragem percorreram a Rua Dois de fevereiro, Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, Rua do Passé, Rua Vinte e Um de Abril, Rua Treze de Maio, Rua Dois de Fevereiro novamente, encerrando em frente à Clínica da Mulher. Por onde a nuvem rosa passava, levava uma alegria contagiante puxada pelo minitrio, mas principalmente a mensagem de que toda mulher deve se amar e cuidar melhor da sua saúde, adotando hábito de alimentação saudável e tendo acompanhamento médico regularmente, através das unidades de saúde mais próximas. Do mesmo modo, lembrando que os homens devem estar atentos, já que o câncer de mama também pode ocorrer neles, apesar da incidência ser bastante menor.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Com o início nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro, este referido mês tornou-se referência de prevenção do câncer de mama em diversos países.

Como prevenir e diagnosticar

O câncer de mama se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia. Este tumor maligno é o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Apesar da mamografia ser indicada apenas a partir dos 40 anos, a mulher (principalmente) deve procurar, regularmente, atendimento médico para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. É o profissional médico quem avalia fatores de risco, como histórico familiar, dentre outros, e encaminha a paciente para exames como USG mamária ou mamografia.

Compartilhe Isso