Com velas nas mãos e muita fé e devoção peregrinos de diversas cidades da região metropolitana se encontrarão no dia 16 de novembro para a 3º Peregrinação de Luz e Fé ao Santuário Nossa Senhora das Candeias.
A concentração para peregrinação será às 15h, na BA 522, em frente à entrada da Grafitech (próximo ao posto da Policia Estadual de Candeias) e será iniciada com a celebração da Missa, presidida pelo Bispo Diocesano e Presidente Nacional da Comissão de Vida e Família da CNBB, Dom João Carlos Petrini.
Os fieis seguirão caminhando cerca de seis quilômetros até o Santuário Nossa Senhora das Candeias animada no percurso com cânticos e orações, finalizando com a benção do Santíssimo Sacramento.
A expectativa este ano é de superar o número de fies das edições anteriores. Em 2012 foram dez mil pessoas, já no ano passado quinze mil fieis participaram do momento de fé e adoração, de acordo com dados da Policia Rodoviária Estadual (PRE). .
Por desejo do bispo diocesano de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora das Candeias aconteceu como um evento da Diocese reconhecendo a necessidade das paróquias em se encontrarem todas juntas e unidas num mesmo acontecimento que celebrasse a comunhão pastoral da Diocese.
A Peregrinação de Luz e Fé é uma oportunidade também de aprofundar a reflexão do Povo de Deus acerca do sentido da missão cristã em seguir com firmeza o Caminho do peregrino fiel que busca a vida, e vida em abundância.
SANTUÁRIO
O Santuário de Nossa Senhora das Candeias, construído no século XVIII, é o único da Diocese de Camaçari. É uma Igreja de peregrinação e recebe durante todo o ano centenas de romeiros que são atraídos pelos milagres de Nossa Senhora através da Fonte dos Milagres.
A capela de Candeias fazia parte da freguesia de Nossa Senhora da Encarnação de Passé. A pequena distância da Igreja, no sopé do monte, está a “fonte dos milagres”. Corre desde então, entre o povo, esta piedosa lenda: Humilde ceguinha vinda do alto sertão acompanhada de seus pais e sob a inspiração da Virgem tivera ali uma visão da Mãe de Deus, que lhe ordenara banhar-se naquela fonte, para recuperar a luz dos olhos. E aconteceu, exatamente como havia sido mandado. E o milagre se operou. A fama milagrosa de Nossa Senhora das Candeias espalhou-se daí por diante.