Do alto da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe é possível ver as águas tranquilas que cercam a Ilha dos Frades, localizada na Baía de Todos-os-Santos. Rodeado por Mata Atlântica, o pequeno paraíso, que possui oito quilômetros de extensão, ocupa um território que lembra o formato de uma estrela de 15 pontas. Em cada uma delas fica uma praia.
Para quem vai até lá utilizando os barcos que partem diariamente, às 9h, do Terminal Náutico do bairro do Comércio, em Salvador, uma das primeiras imagens da viagem é a do Forte São Marcelo, no meio da Baía de Todos-os-Santos. O monumento histórico, turístico e arquitetônico da Bahia possui um formato quase circular. No século XIX, o forte foi o local de prisão do general Bento Gonçalves, durante a Revolução Farroupilha.
A chegada na Ilha dos Frades, para quem partiu do Terminal Náutico do Comércio, é pela praia de Nossa Senhora de Guadalupe. A ilha possui ainda outras três praias que são muito visitadas pelos turistas: Loreto, Viração e Paramana.
A praia do Loreto possui mar calmo e águas transparentes, em meio à vasta mata, e onde fica a Igreja de mesmo nome. Na praia da Viração, também de águas claras e cercada de vegetação densa, o destaque são os arrecifes. Em Paramana, o grande atrativo é o pequeno vilarejo de pescadores.
Já praia de Nossa Senhora de Guadalupe é bastante conhecida pela culinária, principalmente pelos peixes, lagostas e camarões. Antônio Moreira, 58 anos, que é pescador e dono de uma barraca na praia, conta sobre a preferência dos turistas.
Por Uilson Victor